Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2914
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino de ciências e meio ambiente: a concepção de alunos do Ensino Fundamental I sobre poluição do ar
metadata.dc.creator: CRUZ, Juliana Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Endell Menezes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7799-7126
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: CRUZ, Juliana Soares da. Ensino de ciências e meio ambiente: a concepção de alunos do Ensino Fundamental I sobre poluição do ar. Orientadora: Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. Coorientador: Endell Menezes de Oliveira. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2914. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O ar é um significativo elemento do ambiente, contudo, a maior parte da população não possui uma sensibilização sobre as problemáticas existentes que envolvem o ar. O presente artigo propõe-se examinar qual a concepção que os alunos do Ensino Fundamental I possuem acerca desta poluição. O objetivo deste trabalho é analisar como os alunos relacionam a poluição do ar com os diversos problemas causados na sociedade, e como o uso da Educação Ambiental pode promover pensamentos diferenciados a partir da sua aplicação em sala de aula. O trabalho foi realizado em uma escola da rede pública de ensino de Belém, e os sujeitos participantes foram 23 alunos do 3ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada em uma pesquisa qualitativa e como metodologia foi usada roda de ciências, utilização de música e varal de desenhos. Para a investigação dos resultados foi utilizada a Analise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados pode-se inferir que os alunos entendem sobre a poluição do ar, e após a aula houve uma melhor compreensão acerca dos conceitos abordados.
Abstract: The air is a significant element of the environment, however, most of the population does not have an awareness of the existing issues surrounding air. This paper proposes to examine the conception that students of Elementary School I have about this pollution. The aim of this paper is to analyze how students relate air pollution to various problems caused in society, and how the use of Environmental Education can promote differentiated thoughts from its application in the classroom. The work was carried out at a public school in Belém, and the participants were 23 students from the 3rd year of elementary school. The research is based on a qualitative research and how methodology was used science wheel, music use and clothesline drawings. For the investigation of the results the Discursive Textual Analysis (ATD) was used. From the results it can be inferred that students understand about air pollution, and after class there was a better understanding about the concepts addressed.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Ensino de Ciências
Poluição do ar
Educação Ambiental
Science Teaching
Air Pollution
Environmental Education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoCienciasMeio.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons