Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2913
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências
Other Titles: Human rights and the training of teachers who teach science
metadata.dc.creator: SOUZA, Ana Carla Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: BARATA, Erllon Rodolfo Viegas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0042-8640
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: SOUZA, Ana Carla Santos de. Direitos humanos e a formação de professores que ensinam ciências. Orientador: Erllon Rodolfo Viegas Barata. Coorientadora: Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2913. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa-formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo as análises relativas às ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.
Abstract: Themes such as dignity of the human person, needs and human rights, as well as those related to principles and values such as freedom, respect, equality, justice and non-discrimination, among others, need to penetrate the spaces of teacher training, with the perspective of reaffirming and disseminate human rights principles. The research-training, developed in the context of the theme "Relations between Science, Society and Citizenship II", with the students of the Integrated Degree Course in Science, Mathematics and Language, at the Federal University of Pará, aimed apprehending as a formative experience, involving "the affirmation of human rights", contributes to the necessary problematization of its opposite "the violation of human rights". For this, we used photos reproductions that presented degrading situations with humans. We used photograph reproductions that presented degrading situations with human beings, to foment the problematization about the situations. We brought to this article the analysis of the appreciations of two graduates, regarding infantile work, to problematize the consequences linked to the violation of human rights and human dignity. In this process, we observed that the culture of relativization of situations that imply a violation of human rights was, at that time, abandoned. The attitude towards formative experience has turned to sensitivity to the human condition.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITOS ESPECIAIS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Keywords: Direitos humanos
Formação de professores que ensinam ciências
Trabalho infantil
Human rights
Teacher training
Infantile work
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DireitosHumanosFormacao.pdf716,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons