Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2909
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: A Formação do ]Arquivo[ da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e a fotografia de Paula Sampaio como um fator de diálogo permanente entre os acervos
metadata.dc.creator: BARBOSA, Maria Christina Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos
Issue Date: 2019
Citation: BARBOSA, Maria Christina Monteiro. A Formação do ]Arquivo[ da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e a fotografia de Paula Sampaio como um fator de diálogo permanente entre os acervos. Orientadora: Ana Lúcia Prado Reis dos Santos. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Programa de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2909. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, concebida e organizada pelo professor e pesquisador Orlando Maneschy reúne obras nas seções Artes Visuais e Moda, e constitui se em uma imersão na região Amazônica que vai além de um conjunto de objetos de arte, e que permite observar um projeto comprometido com a realidade local que precisa ser divulgado de maneira que a sociedade se torne partícipe dos acontecimentos. O ]Arquivo[ que ora se conforma em torno desse acervo, estabelece, por meio de livros, arquivos digitais, jornais e demais impressos, além de material audiovisual, um diálogo com as obras depositadas na coleção, em função do rico material que possui, grande parte fruto de pesquisas, acadêmicas ou não, criando e dando a ver trajetos subjetivos da coleção, como o trabalho produzido pela fotógrafa Paula Sampaio, que há mais de 20 anos registra a Amazônia, e é uma referência nacional na documentação fotográfica.
Abstract: The Amazonian Art Collection of the Federal University of Pará, conceived and organized by professor and researcher Orlando Maneschy brings together works in the sections Visual Arts and Fashion, and is an immersion in the Amazon region that goes beyond a set of art objects, which allows us to observe a project committed to the local reality that needs to be publicized in a way that society becomes a participant in the events. The ]Archive[which now conforms to this collection, establishes, through books, digital archives, newspapers and other printed matter, as well as audiovisual material, a dialogue with the works deposited in the collection, due to the rich material it possesses, much of it the result of academic or non-academic research, creating and showing subjective paths of the collection, such as the work produced by the photographer Paula Sampaio, who has been recording the Amazon for more than 20 years, and is a national reference in photographic documentation.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Keywords: Coleção Amazoniana de Arte da UFPA
Fotografia
Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu - PPGLS/NAEA
Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu - PPGLS/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_FormacaoColecaoAmazoniana.pdf739,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons