Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2907
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino de enfermagem em centro cirúrgico e central de material e esterilização: avaliação das matrizes curriculares dos cursos de graduação no estado do Pará
metadata.dc.creator: COSTA, Pedro Paulo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Eliane da Costa Lobato da
Issue Date: 5-Dec-2019
Citation: COSTA, Pedro Paulo da Silva. Ensino de enfermagem em centro cirúrgico e central de material e esterilização: avaliação das matrizes curriculares dos cursos de graduação no estado do Pará. Orientadora: Eliane da Costa Lobato da silva. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2907. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: As transformações curriculares têm modificado os modelos de atenção do ensino do indivíduo para a coletividade, e com isso os conteúdos programáticos, como os de Centro Cirúrgico E Central de Material e Esterilização, tendem a ser reduzidos e/ou abstraídos dos currículos de graduação em enfermagem. Cujo atualmente, no contexto do CC e na CME, os enfermeiros que trabalham nesses setores têm primordial contribuição assistencial e cientifica, por corresponderem como os principais responsáveis técnicos dessas unidades Objetivo: Analisar as disciplinas de Enfermagem em Central de Material e Esterilização e Centro Cirúrgico nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em enfermagem paraenses. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, a partir das disciplinas de Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização, cujo os dados foram coletados nos websites das instituições que possuíam cadastro na plataforma e-MEC, através de instrumento elaborado para esse estudo, com informações relacionadas à instituição, disciplinas oferecidas na área, localização da(s) disciplina(s) no currículo e carga horária. Os dados obtidos foram lançados no Excel 2016 para realização da estatística descritiva. Resultados: Dos 23 cursos analisados, duas cidades paraenses concentram 62,97% das vagas de todo o estado do Pará,78% são oferecidos por instituições privadas, com média de 11.28 horas nas instituições privadas e 88.8 horas nas públicas. No qual, 56,42% das IES apresentavam uma lógica preferencial de distribuição de carga horária para as disciplinas entre 60 a 120 horas nas disciplinas de CC e CME. Considerações Finais: Verificou-se a predominância de instituições privadas ofertando graduação em enfermagem e que há cursos que não oferece disciplina relacionada à Enfermagem Perioperatória. Evidenciou-se também que não houve uma padronização de nomenclatura e do período para oferecimento dessa disciplina. Sugere-se concomitantemente, o incentivo para novas pesquisas na área sobre o modo de como são ministrados os conteúdos teóricos e prático dessa disciplina.
Abstract: Introduction: curricular transformations have changed the models of attention of the teaching of individuals to collectivity, and with this the programmatic programs, such as those of the Surgical and Central Center of Material and Sterilization, the tests are reduced and / or abstracted of the undergraduate curricula in nursing. Currently, there is no context of the CC and the CME, the nurses who perform basic care and scientific assistance activities, for example, as the main technical managers of the basic units. Objective: To analyze how Nursing disciplines in the Material and Sterilization Center and Surgical Center in the curricular structures of undergraduate nursing courses in Pará. Method: Descriptive study with quantitative approach, in the curriculum matrices of undergraduate nursing courses, from the disciplines of the Surgical Center and Central Material and Sterilization, whose data were collected on the websites of the institutions that used the registration in the e-MEC platform, through an instrument designed for this study, with information related to the institution, subjects offered in the area, location of the subject (s) in the curriculum and workload. The captured data were released in Excel 2016 to perform descriptive statistics. Results: Of the 23 courses analyzed, two cities in Pará concentrate 62.97% of the vacancies from all over the state of Pará, 78% are offered by private institutions, with an average of 11.28 hours in private institutions and 88.8 hours in public ones. In which, 56.42% of the HEIs presented a preferential logic of workload distribution for subjects between 60 to 120 hours in CC and CME subjects. Final considerations: There was a predominance of private institutions that offer undergraduate nursing and there are courses that do not offer specialized discipline in Perioperative Nursing. It was also evidenced that there was no standardization of nomenclature and period for offering this discipline. Concomitantly suggest the encouragement for further research in the area on how the theoretical and practical contents of this discipline are taught.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Keywords: Centros cirúrgicos
Currículo
Educação em enfermagem
Esterilização
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoEnfermagemCentrocirurgico.pdf442,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons