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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Formação cristã, amor e caridade na atuação pastoral e educacional das Irmãs mestras de Santa Dorotéia filhas dos sagrados corações
metadata.dc.creator: FEIO, Luciane Albino
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: FEIO, Luciane Albino. Formação cristã, amor e caridade na atuação pastoral e educacional das Irmãs mestras de Santa Dorotéia filhas dos sagrados corações. Orientador: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2899. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Visou-se com este estudo compreender os motivos que desencadearam o aparecimento da Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações, as razões que a fizeram estender sua missão educacional para o Brasil, bem como a forma de organização curricular assumida com a pretensão de formar o educando em valores humanos e cristãos. Quais as motivações que impulsionaram o surgimento da Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações? Por quais interesses tal instituição expandiu sua missão nas terras brasileiras, por meio da iniciativa educacional? A forma como se organiza o currículo escolar dessa instituição auxilia no desenvolvimento de um sujeito formado em valores humanos e cristãos? Pesquisa de caráter bibliográfico e documental que adotou como referencial teórico os estudos sobre a História da Educação no Brasil, dos autores Sanfelice (2009), Gatti Júnior (2007), Saviani (2005), Sene e Costa (2010), assim como os documentos relacionados à história desse Instituto, no período entre século XIX e o ano de 2018. Concluiu-se que tanto o Instituto João Antonio Farina, quanto a Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações e a Creche Oásis Infantil Dom João Antônio Farina, exemplificam como as instituições são dinâmicas, sofrem interferências dos contextos político, econômico, social, cultural e pedagógico, mas também interferem nesse processo, seja por meio da distribuição da caridade e o acolhimento no amor, principalmente pela formação educacional que promovem, mediante o currículo real e oculto que mobiliza o trabalho formativo em seus distintos espaços educativos.
Abstract: This study was performed with the aim of understanding the facts that determined the foundation of the religious institution supported by Saint Dorothy’s Masters Nuns, Daughters of the Sacred Hearts, knowing the reasons for extending their educational mission till Brazil and analyzing the curricular methodology used to give Christian and human basis to the students. What were the motivations that raised up the religious institution supported by Saint Dorothy’s Masters Nuns, Daughters of the Sacred Hearts? What was the motivation for expanding their mission in Brazilian country by means of educational actions? Does the way of teaching organization curriculum used bay their institution help to develop Christian and human values in a particular person? The search has a bibliographic and documental character that has adopted studies on Brazilian educational history as a theoretical reference, reading authors such as Sanfelice (2009), Gatti Junior (2007), Saviani (2005), Sene e Costa (2010), besides documents that say the Institute history from XIX century to the year 2018. The author concludes that the Instituto João Antonio Farina, the religious institution of the nuns and the day nursery Oásis Infantil Dom João Antonio Farina, all of them, are examples of the institution dynamics since they are influenced by political, economic, social, cultural and pedagogic contexts, at the same time they, too, interfere in this process, mainly by spread charity and love reception of all, promoting educational teaching by means of real and occult curriculum that enhance the formative work in their distinct educational fields.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: História da Educação
Educação Confessional
Instituto Farina
Educação feminina
Educational history
Confessional education
Women education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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