Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2898
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
metadata.dc.creator: DIAS, Joyce Marcelly Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7801-0696
Issue Date: 2-Aug-2018
Citation: DIAS, Joyce Marcelly Corrêa. Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria. Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2898. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Educação do Campo na Amazônia Paraense: desafios e perspectivas no âmbito dos Assentamentos da Reforma Agrária” constitui a finalização de um ciclo de estudos iniciado durante esses quatro anos de graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e pesquisas desenvolvidas como bolsista de iniciação cientifica, estando sob coordenação do Prof. Salomão Hage. A pesquisa é qualitativa e explora a realidade dos sujeitos do campo e suas relações com a escola, tendo como lócus o Assentamento João Batista II situado na cidade de Castanhal-Pará. Para a pesquisa procuramos entender os conceitos de território e como se apresenta a realidade da Educação do Campo no Brasil e principalmente no Estado do Pará. Entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços, em que se insere a Educação do Campo, através de questionário e entrevista apresento depoimentos de sujeitos e suas inquietações. Os resultados apontam as dificuldades para manter a identidade camponesa entre os jovens e novos moradores do assentamento, os pais assentados e a resistência para manter os filhos na escola; como também apresentam as parcerias com instituições de ensino que auxiliam no desenvolvimento de projetos nos lotes e formação dos jovens e adultos da comunidade
Abstract: The End of Course paper (TCC) “Field Education in the Paraense Amazon: challenges and perspectives on agrarian reform settlements” is the course of studies ending, started during the four years in the pedagogy course from University 8 Federal of Pará and through of research realized as cientific initiation intern, coordinated by Professor Dr. Salomao Hage. The research is qualitative and explores the real situation of field subject and their relationships with school education, using as locus the Joao Batista II settlement in Castanhal City in Pará State. For this research, we looking for understand territory conceptions and how is the reality about the field education in Brazil and mainly in our State. Understanding that education happened in differents locals and among them the field education is inserted, through questionnaire and interview bring exposed testimony of subjects and their concerns. The results show us the difficults the results show us the difficulties of maintaining the identity of the young and new residents of the settlement, the settled parents and the resistance in keeping the children in school and show us partnerships with educational institutions that assist in the development of projects in lots and training of youth and adults in the community.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Identidade Camponesa
Políticas Públicas
Field Education
Identity
Public Policies
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoAmazonia.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons