Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2894
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto
Other Titles: The written textual production of 8th grade students: a look at the conditions of text production
metadata.dc.creator: CUNHA, Renata Costa da
metadata.dc.contributor.advisor1: OHUSCHI, Márcia Cristina Greco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PAIVA, Zilda Laura Ramalho
Issue Date: 28-Dec-2018
Citation: CUNHA, Renata Costa da. A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2894. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salienta cinco condições necessárias para se produzir um texto. O aluno precisa: a) ter um conteúdo para ser explorado (o que dizer); b) ter uma finalidade para a escrita (uma razão para dizer); c) um interlocutor (para quem dizer); d) impor-se diante do que está dito (se constituir enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz); e) adequar a fala/escrita (estratégias para realizar a, b, c e d). Este trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPA-Castanhal), tem como objetivo geral refletir sobre as condições de produção em textos de alunos, com o intuito de contribuir para a formação de produtores de textos competentes. Propõe os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as condições de produção presentes ou não nos textos dos alunos; b) verificar de que forma o trabalho desenvolvido por meio da SD contribui (ou não) para que as condições de produção sejam comtempladas, de forma significativa, nos textos dos alunos. A metodologia desta investigação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, obteve o seguinte percurso: a) escolha de uma professora da escola básica, b) elaboração de uma SD do gênero discursivo entrevista; c) implementação da SD em uma turma do 8º ano do ensino fundamental final da rede estadual de ensino; d) seleção de três textos para a realização da análise da análise de primeira versão; e) seleção de três textos de segunda versão para uma comparação com as primeiras análises realizadas, f) análise das condições de produção presentes (ou não) nos textos. A pesquisa pauta-se na visão dialógica da linguagem, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente. Os resultados demonstram que, nos textos de primeira versão, os alunos contemplam, parcialmente, as condições de produção propostas por Geraldi (1997) e que, nos textos de segunda versão, produzidos após a mediação das professoras estagiárias e após a realização dos bilhetes orientadores, os alunos comtemplam todas as etapas de produção de maneira satisfatória.
metadata.dc.description.resumen: El trabajo con la escrita va mucho allá de las clases, para ser un producto competente de textos, el alumno necesita, entre otros aspectos, comprender la función social de la escrita. De ese modo, señalamos que el proceso de la escrita precisa de algunas etapas importantísimas. Geraldi (1997) destaca cinco condiciones necesarias para producir un texto. El alumno precisa: a) tener un contenido para ser utilizado (¿lo que decir?); b) tener una finalidad para la escrita (una ración para decir); c) un interlocutor (para quién decir); d) establecerse delante de lo que está dicho (constituirse mientras sujeto que habla lo que habla para quién habla); e) adecuar el habla/escrita (estrategias para realizar a, b, c, d y d). Este trabajo de conclusión de curso, vinculado al Proyecto de Investigación “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPACastanhal), tiene como reto general reflexionar sobre las condiciones de producción en textos de alumnos con el intuito de contribuir para la formación de productores de textos competentes. Propone los siguientes objetivos específicos: a) caracterizar las condiciones de producción presentes o no en los textos de los alumnos; b) verificar de qué manera el trabajo desarrollado por medio de la SD contribuye (o no) para que las condiciones de producción sean contempladas, de manera significativa, en los textos de los alumnos. La metodología de esta investigación, cualitativa interpretativa, de cuño etnográfico y de naturaleza aplicada, obtuvo el siguiente recorrido: a) selección de una profesora de la escuela básica, b)elaboración de una SD del genero discursivo entrevista; c) implementación de la SD en un grupo del 8º año de la enseñanza fundamental final de la rede estadual de enseñanza; d) selección de tres textos para la realización del análisis de primera versión; e) selección de tres textos de segunda versión para una comparación con los primeros análisis realizados, f) análisis de las condiciones de producción presentes (o no) en los textos. La investigación se basa en la visión dialógica del lenguaje, a partir de los presupuestos teóricos del Círculo de Bakhtin y de investigadores que siguen esta vertiente. Los resultados demuestran que, en los textos de primera versión, los alumnos contemplan, parcialmente las condiciones de producción propuestas por Geraldi (1997) y, que en los textos de segunda versión, producidos después de la mediación de las profesoras pasantes y después de la realización de los billetes orientadores, los estudiantes contemplan todas las etapas de producción de manera satisfactoria.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Dialogismo (Análise literária)
Escrita
Ensino fundamental
Dialogism (Literary analysis)
Writing
Elementary School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProducaoTextualEscrita.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons