Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2892
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Utilização de testes funcionais na construção de um aplicativo móvel para segurança pública
metadata.dc.creator: TOLOSA, Jailson Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: REIS, Rodrigo Quites
Issue Date: 2017
Citation: TOLOSA, Jailson Martins. Utilização de testes funcionais na construção de um aplicativo móvel para segurança pública. Orientador: Rodrigo Quites Reis. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2892. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o uso de teste funcional na construcao de um aplicativo movel do projeto de extensao Cartao Programa para a Policia Militar do Estado do Para, desenvolvido pelo Laboratorio de Engenharia de Software da UFPA. O objetivo do trabalho e apresentar e discutir os beneficios da utilizacao de teste aplicado no desenvolvimento de aplicacoes moveis, para avaliar o aumento da qualidade do produto por meio da diminuicao de bugs, erros e custos do projeto. Utiliza-se como base os testes funcionais de software, para avaliar que as funcionalidades do aplicativo estejam de acordo com a especificacao dos requisitos do projeto. Obteve-se como um dos resultados principais com a elaboracao dos casos de testes indicios de novas funcionalidades que nao foram previstas no plano de requisitos iniciais, todo os casos de testes foram bem definidos tentando ter a maior cobertura de testes possiveis. Os Casos de testes que nao tem vinculo com o login do usuario nao tiveram grande enfase neste trabalho, porem estes casos poderao ser usados para servi de base para executar os testes posteriores em trabalhos futuros no decorrer do desenvolvimento do projeto. Este trabalho deixa como contribuicao a retroalimentacao dos requisitos do projeto, pois este documento com os casos de testes definidos podera ser utilizado como um norteador para avaliacao dos resultados das demais funcionalidades que serao implementadas.
Abstract: This work presents the use of functional test in the development of a mobile application for the Cartao Programa Project, developed for the State Military Police of Para, by the Software Engineering Lab at UFPA. The main goal of this work it present and discuss the benefits on the use software testing applied to the development of mobile applications to assess software quality improvement through the decrease of errors and costs. Functional Tests are used to base the evaluation of the software functionality to meet the specified software requirements. Obteve-se como um dos resultados principais com a elaboracao dos casos de testes indicios de novas funcionalidades que nao foram previstas no plano de requisitos iniciais, todo os casos de testes foram bem definidos tentando ter a maior cobertura de testes possiveis. Os Casos de testes que nao tem vinculo com o login do usuario nao tiveram grande enfase neste trabalho, porem estes casos poderao ser usados para servi de base para executar os testes posteriores em trabalhos futuros no decorrer do desenvolvimento do projeto. Este trabalho deixa como contribuicao a retroalimentacao dos requisitos do projeto, pois este documento com os casos de testes definidos podera ser utilizado como um norteador para avaliacao dos resultados das demais funcionalidades que serao implementadas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Keywords: Teste funcional
Qualidade de software
Teste de software
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesenvolvimentoAplicativoMovel.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons