Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
metadata.dc.creator: SANTOS, Rosilene Sousa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: MAGNO, Cleide Maria Velasco
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
Issue Date: 16-Jan-2019
Citation: SANTOS, Rosilene Sousa dos. O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica. Orientadora: Cleide Maria Velasco Magno. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa e o questionário como instrumento de coleta de dados (OLIVEIRA, 2008) com três professoras da escola pública. O objetivo geral deste estudo, foi conhecer e compreender os limites e possibilidades da inserção de discussões sobre a cultura de matriz indígena na escola e problematizar a subvalorização dessa cultura e seus impactos na escola para responder em que termos ocorre a inserção da História da Cultura Indígena na Educação Básica? Os resultado de nossas discussões apontaram o interesse das professoras da educação básica em tratar a temática da cultura indígena na escola, porém ressaltaram que os limites da formação e informações caricatas sobre os povos indígenas precisam ser superadas e como possibilidade de quebra de preconceitos e construção de identidades o currículo deve ser multicultural.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: História e Cultura Indígena
Educação Básica
Escola
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoHistoriaCultura.pdf494,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons