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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A completude do ser: vivendo o amor em “Amor – pois que é palavra essencial” e “Era manhã de setembro” de Drummond
Other Titles: The completeness of being: living love in “Love - because that is an essential word” and “It was september morning” by Drummond
metadata.dc.creator: PEREIRA, Luanna Heloisa Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: AQUINO, André Luís Valadares de
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: PEREIRA, Luanna Heloisa Silva. A completude do ser: vivendo o amor em “Amor – pois que é palavra essencial” e “Era manhã de setembro” de Drummond. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2884. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a maneira de formar o conteúdo sexual em poemas do livro O amor natural de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, levantou-se aspectos gerais da obra do poeta mineiro e aspectos particulares debatidos nos estudos críticos em torno daquele seu livro póstumo. As noções de erotismo, obscenidade e pornografia foram levantadas na teoria literária e cultural para ao fim e ao cabo de uma análise de poemas drummondianos poder classificar e situar a sua criação libertina numa tradição de uso da palavra interdita. A presente leitura dialoga com os ensaios de José Guilherme Merquior, Eliane Moraes, Lynn Hunt, entre outros estudiosos, que permitem entender o recurso às noções de obsceno, erótico e pornográfico na história da literatura e do pensamento. A poesia de Drummond joga com as noções de obsceno, pornográfico e erótico de uma maneira cambiante e inquieta (uma inquietude na poesia de Drummond, como defende Antonio Candido), elevando a linguagem libertina, desempenhando no leitor uma função de formação do desejo.
Abstract: The present work aims to understand the way to form the sexual content in poems of the book O amor natural of Carlos Drummond de Andrade. For that, general aspects of the poet's work and particular aspects debated in the critical studies around that his posthumous book were raised. The notions of eroticism, obscenity and pornography were raised in literary and cultural theory to the end of an analysis of drummondian poems to be able to classify and situate their libertine creation in a tradition of the use of the word interdict. The present reading is a dialogue with the essays of José Guilherme Merquior, Eliane Moraes, Lynn Hunt, among other scholars, that allow us to understand the use of obscene, erotic and pornographic notions in the history of literature and thought. Drummond's poetry plays with the notions of obscene, pornographic and erotic in a changing and restless way (a restlessness in the poetry of Drummond, as defended by Antonio Candido), elevating the language libertine, playing in the reader a function of formation of the desire.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Poesia brasileira - História e crítica
Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987
Brazilian poetry - History and criticism
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST

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