Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2871
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de aderência de ferramentas de software para apoiar o controle estatístico de processos de software
metadata.dc.creator: ABREU, Diego Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FURTADO, Julio Cezar Costa
Issue Date: 2017
Citation: ABREU, Diego Oliveira. Análise de aderência de ferramentas de software para apoiar o controle estatístico de processos de software. Orientador: Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira. 2017. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2871. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Controle Estatístico de Processos é um processo que se faz presente em modelos de qualidade como o CMMI-DEV e MR-MPS-SW nos níveis mais altos de maturidade. Ele tem como objetivo utilizar a Medição, a qual também é um processo presente nos modelos de qualidade mencionados, porém nos níveis mais baixos de maturidade, de forma a controlar os processos medidos e propor uma melhoria contínua dos mesmos. Este trabalho propõe a utilização de ferramentas de software disponíveis no mercado, para a implementação do Controle Estatístico de Processos de acordo com o modelo de qualidade MR-MPS-SW. Com isso, um guia para a implementação é proposto, seguindo os resultados esperados pelo MR-MPS-SW, de forma que as ferramentas de software sejam utilizadas para atender a estes resultados esperados.
Abstract: Statistical Process Control is a process that is present in quality models as CMMI-DEV and MR-MPS-SW, in higher maturity levels. It has as objective, use the process of Measurement, which is also a process present in the mentioned quality models, but in lower maturity levels, to control measured processes and to provide a continuous improvement to the processes. This Term paper proposes the using of software tools available in the industry, to implement the Statistical Process Control following the quality model MR-MPS-SW. Thereby, a guide is proposed for the implementation of the Statistical Process Control, so that the software tools can be used to attend the MR-MPS-SW demands.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Controle estatístico de processos
Modelos de qualidade
Medição
Ferramentas para controle estatístico de processos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseAderenciaFerramentas.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons