Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2869
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
metadata.dc.creator: FREITAS, Renan Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: CONTENTE, Ariadne da Costa Peres
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso
Issue Date: 26-Jan-2018
Citation: FREITAS, Renan Ferreira de. Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará. Orientadora: Ariadne da Costa Peres Contente. Coorientadora: Elizabeth Diana Cardoso Santos. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2869. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente.
Abstract: This study aimed to know the knowledge mobilized by the students participating in the course Initial Teacher Training: Educational Practices in non-formal spaces about educational practices experienced in non-formal spaces and playful teaching and learning methodologies. The course aimed to: discuss the Education in Science and Mathematics in the scope of non-formal spaces of teaching and learning; to promote formative experiences in these spaces; to elaborate playful pedagogical material to serve as support in the realization of a trail as the culmination of the course, besides discussions that subsidize the educational praxis to be carried out in these pedagogical spaces and to execute plans of activities to be developed with the student of the Basic Education. Thus, in order to be able to know what students express about non-formal spaces and playful methodologies of teaching and learning, we have used three guiding questions so that they could express what knowledge was mobilized about the theme. There were a total of 16 participants in the course, being students of the courses in Biological Sciences and Natural Sciences, Campus Bragança, Pará. We consider that the course, in a general way, reached its objectives, therefore, the proposed activities were carried out profitably. And even if some students already have knowledge or experienced playful activities in these spaces, many still present a confused understanding on the theme of non-formal spaces and teaching through play activities. With the study we can see, in several passages of the students' speeches, moments in which they highlight the learning provided by the experience. The actions of the course are a way of instigating them to study and research more on the subject, in order to improve their approaches and conceptions when in teaching practice.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Espaços não-formais
Formação inicial
Ensino de Ciências
Atividades lúdicas
Non-formal spaces
Initial formation
Science teaching
Play activities
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContribuicoesExperienciasFormativas.pdf841,9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons