Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8186834432543140pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTA BRÍGIDA, Myrle do Socorro Monteiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2372772277422042pt_BR
dc.creatorCARNEIRO, Suane Gandara da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2540319143769543pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-05T22:10:17Z-
dc.date.available2020-02-05T22:10:17Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Suane Gandara da Rocha. Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID. Orientador: Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. Coorientadora: Myrle do Socorro Monteiro Santa Brígida. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867-
dc.description.resumoUm estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.-
dc.description.resumoUm estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.-
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-02-05T22:09:55Z No. of bitstreams: 2 Suane_Gandara_Carneiro.pdf: 11802285 bytes, checksum: ff7ee7d555ecc2a4dc30484516e8a12b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-02-05T22:10:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Suane_Gandara_Carneiro.pdf: 11802285 bytes, checksum: ff7ee7d555ecc2a4dc30484516e8a12b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-05T22:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Suane_Gandara_Carneiro.pdf: 11802285 bytes, checksum: ff7ee7d555ecc2a4dc30484516e8a12b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectProjeto de Apoio Pedagógicopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6757-0540pt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstudoProjetoAceleracao.pdf11,53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons