Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/2865
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
metadata.dc.creator: SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos
metadata.dc.contributor.advisor1: PESSOA, Wilton Rabelo
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
Issue Date: 27-Feb-2018
Citation: SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos. Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.
Abstract: The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of the activities it was possible to perceive that the work with socially significant themes positively favored the insertion of the scientific knowledge in the EJA and the participation of the students. Scientific literacy can be used as a way to enhance the teaching of the mother tongue, and for this we perceive the work with the textual gender as a way of interconnecting the contents of different areas of knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: EJA
Ensino de Ciências
Gênero Textual
Interdisciplinaridade
Science Teaching
Textual Genre
Interdisciplinarity
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlfabetizacaoLetramentoEja.pdf694,13 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons