Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
metadata.dc.creator: MAIA, Letícia Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
Issue Date: 7-Mar-2018
Citation: MAIA, Letícia Oliveira. Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asperger não há problema no desenvolvimento cognitivo e nem deficiência na linguagem. Os objetivos deste trabalho visam identificar práticas facilitadoras de interação escolar de alunos com Espectro Asperger e analisar o processo de interação social de alunos com a referida síndrome durante situações escolares. Este projeto tem características da pesquisa narrativa, e está composto em duas frentes, uma reporta-se às observações realizadas durante o estudo na escola que durou o período de quatro meses; A outra parte cabe aos resultados obtidos nas intervenções em uma turma do quinto ano dos anos inicias em uma escola pública. Os resultados indicam que atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, facilitaram o interesse do aluno com Arperger e proporcionou a interação escolar do mesmo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Síndrome de Asperger
Práticas interdisciplinares
Interação escola
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasFacilitadorasInteracao.pdf689,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons