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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas
metadata.dc.creator: SILVA, Isabel Cristina Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor1: SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3448-9161
Issue Date: 17-May-2017
Citation: SILVA, Isabel Cristina Fonseca. Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas. Orientadora: Silvaney Fonseca Ferreira Seabra. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2855. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo com essa abordagem a pesquisa e de cunho bibliográfico onde existem documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), que justificam essa necessidade de falar sobre a sexualidade e o direito de aprender dessas crianças, onde o professor precisa estar preparado com bases informativas que de fato esclareça as diferenças entre os termos sexo e sexualidade, para que o mesmo adquira conceitos construtivos para trabalhar com naturalidade oque faz parte do processo de desenvolvimento humano. Objetiva-se apresentar através de argumentos conceituais, metodológicos e pedagógicos sobre o tema; além de diretrizes que apresentam aspectos importantes para se explorar a temática sexualidade no contexto escolar para crianças, o que favorece o desenvolvimento psicossocial, o direito de ter acesso à discussão de qualidade, sobre a sexualidade e o papel que cabe a escola e ao professor em atender e garantir esse direito. Contudo são discussões que levam a uma reflexão mais ampla sobre o que será importante conhecer sobre o assunto numa intervenção pedagógica e sistematizada por princípios norteadores como a importância da sexualidade na infância, a questão comportamental, anatomia, relações interpessoais e o desenvolvimento psíquico e intelectual da criança.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Sexualidade
Criança
Formação de professores
Séries iniciais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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