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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A formação de professores e a ludicidade como aspecto teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem em ciências
metadata.dc.creator: SILVA, Kamilli Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Sônia Maria Maia
Issue Date: 2-Dec-2019
Citation: SILVA, Kamilli Souza da. A formação de professores e a ludicidade como aspecto teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem em ciências. Orientadora: Sônia Maria Maia Oliveira. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2850. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar propostas lúdicas no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente sobre como podemos avaliar a aprendizagem das crianças nessa etapa de escolaridade fazendo o uso de aula dinâmica através da ludicidade, e diferenciada no tratamento dos conteúdos de ciências nesta fase de ensino, bem como, analisar os aspectos históricos da Formação de Professores de Ciências no Brasil e o modo como foi e ainda está sendo tratada a educação em Ciências dentro das escolas brasileiras. Embasado neste pensar, também coube analisar, a relação existente entre a ludicidade sob a ótica do ensino e aprendizagem e sua inserção no interior das escolas, como alternativa exequível e como instrumento viável para o ensino. A formação de professores de Ciências sofreu inúmeras influências externas desde a década de 1950, estando intimamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico como alternativas para o crescimento e avanço do país, sob a perspectiva de acompanhamento das grandes potências econômicas mundiais, sendo norteadas principalmente, pelos modelos norte-americanos de fazer Ciência. Neste artigo, serão discutidos aspectos históricos e didáticos que norteiam as propostas educativas do ensino de Ciências ao longo dos anos, bem como, ratificar a importância do desenvolvimento tecnológico neste processo evolutivo, sem postergar as relações existentes entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e suas contribuições e correlações com a sociedade e sua evolução. Em uma análise do processo de desenvolvimento do país por meio da implantação de políticas públicas de valorização da Ciência e da tecnologia no Brasil, remetem a compreensão do quão importante e necessário é investir em uma educação considerando os critérios de uma abordagem qualitativa sobre o ensino de Ciências que é destinado às crianças nos anos inicias do ensino fundamental, para que este ensino não seja passivo, informativo ou neutro. Para nortear este estudo, fiz-me os seguintes questionamentos: Como foi tratado o ensino de Ciências na história da educação brasileira, com base no desenvolvimento científico e tecnológico do país desde a década de 1950? ; Como foi tratada a formação de professores de Ciências no Brasil? ; O que dizem estudiosos acerca da ludicidade no ensino dos conteúdos escolares? Este estudo teve como metodologia de apresentação de resultados, uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, onde a intenção foi mostrar os aspectos relevantes do processo educativo das escolas brasileiras.
Abstract: The present work has as main objective to analyze playful proposals in science teaching in the early years of elementary school, more specifically about how we can evaluate the learning of children in this stage of schooling making use of dynamic class through playfulness, and differentiated in the treatment of children. contents of science in this phase of teaching, as well as to analyze the historical aspects of Science Teacher Training in Brazil and the way science education was and is being treated within Brazilian schools. Based on this thinking, it was also necessary to analyze the relationship between playfulness from the perspective of teaching and learning and its insertion within schools, as a feasible alternative and as a viable instrument for teaching. The formation of science teachers has suffered numerous external influences since the 1950s, being closely linked to scientific and technological development as alternatives for the growth and advancement of the country, from the perspective of accompanying the great world economic powers, being mainly guided by the US models of doing science. This article will discuss historical and didactic aspects that guide the educational proposals of science teaching over the years, as well as ratify the importance of technological development in this evolutionary process, without delaying the relationships between scientific and technological knowledge and their contributions. and correlations with society and its evolution. In an analysis of the development process of the country through the implementation of public policies for the valorization of science and technology in Brazil, they provide an understanding of how important and necessary it is to invest in an education considering the criteria of a qualitative approach to the teaching of science. Science that is intended for children in the early years of elementary school, so that this teaching is not passive, informative or neutral. To guide this study, I asked myself the following questions: How was science teaching treated in the history of Brazilian education, based on the country's scientific and technological development since the 1950s? ; How was the formation of science teachers treated in Brazil? ; What do scholars say about playfulness in teaching school content? This study had as methodology of presentation of results, a qualitative bibliographical research, where the intention was to show the relevant aspects of the educational process of the Brazilian schools.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Formação de professores
Ludicidade
Aprendizagem em Ciências
Teacher training
Playfulness
science learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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