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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Utilização da técnica de preenchimento de espaço em texturas
metadata.dc.creator: GREGORIIS, Giordanna de
metadata.dc.contributor.advisor1: VAZ, Cristina Lúcia Dias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MONTEIRO, Dionne Cavalcante
Issue Date: 17-Apr-2017
Citation: GREGORIIS, Giordanna de. Utilização da técnica de preenchimento de espaço em texturas. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2844 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A textura é um dos principais atributos visuais para a descrição de padrões encontrados na natureza. Diversos métodos de análise de textura têm sido usados como uma poderosa ferramenta para aplicações reais que envolvem análise de imagens e visão computacional. Entretanto, os métodos existentes não conseguem discriminar com sucesso a complexidade dos padrões de textura. Tais métodos desconsideram a possibilidade de se descrever estruturas de imagens por meio de medidas como a dimensão fractal. Medidas baseadas em fractalidade permitem uma interpretação geométrica não-inteira que têm aplicações em áreas como Matemática, Física, Biologia, entre outras. Nos últimos anos, a análise fractal surgiu como uma abordagem promissora para captar autossemelhanças em texturas. Com base na análise fractal, foram propostas muitas abordagens bem sucedidas para a classificação de textura. A ideia básica destes métodos é usar dimensão fractal para resumir a distribuição espacial de padrões de imagem. Neste trabalho foi analisado e implementado o método de textura proposto por Shier e Bourke que usa, de modo empírico, ideias e alguns procedimentos da Geometria Fractal. Além da aplicação na geração de textura para computação gráfica em geral, foi investigado o uso do algoritmo em duas situações especiais: preenchimento de espaço e textura artística. Este algoritmo que tem como objetivo preencher uma determinada região utilizando estampas cuja distribuição obedece uma Lei de Potência governada pela função zeta de Hurwitz, deste modo as estampas são inseridas ad infinitum. Como resultado final têm-se imagens com texturas autossimilares semelhantes ao fractal de Apolônio (quando usa-se círculos). Como produto final da monografia foi desenvolvida uma ferramenta, chamada Mosaico Fractal, capaz de preencher uma região plana com figuras geométricas e gerar texturas artísticas. Uma característica importante deste trabalho são as interações entre Computação, Matemática e Arte, permitindo uma visão interdisciplinar do tema.
Abstract: Texture is one of the main visual attributes for describing patterns found in nature. Several methods of texture analysis have been used as a powerful tool for real applications involving image analysis and computational vision. However, existing methods can not successfully discriminate the complexity of texture patterns. Such methods disregard the possibility of describing image structures through measures such as the fractal dimension. Measures based on fractality allow a non-integer geometric interpretation that has applications in areas such as Mathematics, Physics, Biology, etc. In recent years, fractal analysis has emerged as a promising approach to capturing self-similarities in textures. Based on the fractal analysis, many successful approaches to texture classification were proposed. The basic idea of these methods is to use fractal dimension to summarize the spatial distribution of image patterns. In this paper the algorithm proposed by Shier and Bourke which uses, in an empirical way, ideas and some procedures of Fractal Geometry, was analyzed and implemented. Besides the application in the generation of textures for computer graphics in general, it has been investigated the use of the algorithm in two special situations: space filling and artistic texture. This algorithm that aims to fill a specific region using shapes whose distribution obeys a Power Law ruled by the Hurwitz zeta function, in this way these shapes are inserted ad infinitum. As a final result images with self-similar textures that resembles the Apollonian fractal (when using circles) are displayed. As a final product of the monograph it was developed a tool, called Mosaico Fractal, which is able to fill a two-dimensional region with geometric figures and generate artistic textures. An important feature of this paper is the interactions between Computer Science, Mathematics and Art, allowing an interdisciplinary view of the subject.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Preenchimento de espaço
Texturas
Função zeta de riemann
Arte digital
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

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