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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Era uma vez a educação inclusiva na literatura infantil
metadata.dc.creator: CARVALHO, Tamires Barros de
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Fábio Colins da
Issue Date: 6-Mar-2018
Citation: CARVALHO, Tamires Barros de. Era uma vez a educação inclusiva na literatura infantil. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2838. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O tema Educação Especial, modalidade de ensino da Educação Básica, na perspectiva da inclusão tem ganhado destaque nas obras de literatura para crianças. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar, em livros de literatura infantil, a abordagem feita acerca das pessoas com deficiência na condição de personagens das histórias. Os livros selecionados foram do acervo complementar de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizado às escolas públicas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os títulos (ABC dos animais; Lilás, uma menina diferente; Sofia, a andorinha; Quem é a Glória?; Quem ganhou o jogo? Explorando a adição e a subtração; O silencioso mundo de Flor) são para o trabalho com a alfabetização dos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. A deficiência auditiva, a deficiência visual e a deficiência física, são os temas mais abordados nas obras. A abordagem dada à pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo estudo bibliográfico. Com base na metodologia de análise de conteúdo, a investigação apontou que os livros abordam uma Educação Inclusiva que respeita as diferenças e valoriza os potenciais das pessoas com deficiência. Outro aspecto relevante foi o fato de a literatura infantil possibilitar a formação de leitores críticos, desde crianças.
Abstract: The theme Special Education, modality of education of the Basic Education, in the perspective of inclusion has gained prominence in works of literature for children. In this way, this article aims to analyze, in children's literature books, the approach taken about people with disabilities as characters in the stories. The selected books were the complementary collection of literacy and literacy in the different areas of knowledge available to public schools in the context of the National Pact for Literacy in the Right Age. The titles (ABC of animals, Lilac, a different girl, Sofia, the swallow, Who is the Glory?; Who won the game? Exploring addition and subtraction, The silent world of Flower) are for working with literacy students from 1st to 3rd year of Elementary School. Hearing impairment, visual impairment and physical disability are the most discussed topics in the works. The approach given to research is qualitative in nature and the type of bibliographic study. Based on the methodology of content analysis, the research pointed out that the books address Inclusive Education that respects differences and values the potential of people with disabilities. Another relevant aspect was the fact that children's literature enabled the formation of critical readers, from children.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Educação Inclusiva
Literatura Infantil
Deficiências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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