Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2834
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Danielle Sena de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Maria Eliana
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
Issue Date: 9-Mar-2018
Citation: ARAÚJO, Danielle Sena de. Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa. Orientadora: Maria Eliana Soares. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2834. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.
Abstract: The present work presents developments in the interconnection between Youth and Adult Education and Inclusive Education based on the reality of a class in a state school in the city of Belém / PA. This is a qualitative research, of the type of case study, which was motivated by the question: how are the developments in the interconnection of Inclusive Education and Education of Youth and Adults? It aims to analyze aspects that can configure these unfolding, and as an investigative instrument, on-site observations were used, and a questionnaire was applied to the class teacher, and interpretive analysis was used as the method of analysis. The results indicated that although the teacher in her answers sometimes made a mistake in the inclusive discourse, she was able to talk for a few moments with the ESA teacher, so that the practices would approach as much as possible for an education for all, for a citizen education. We believe in the possibility of an articulation between the institutional organizations and of educational practices that allow the disabled student in an EJA class to broaden their view on the knowledge acquired throughout the life, for that, it becomes necessary that the theory and the doing inclusive education are more perennial for the development of this proposal.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Keywords: Educação inclusiva
Educação de Jovens e Adultos
Atendimento Educacional Especializado
Inclusive education
Youth and Adult Education
Specialized Educational Assistance
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoEspecialEducacao.pdf306,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons