Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2832
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA)
metadata.dc.creator: COSTA, Selma do Socorro Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Francisca Maria
Issue Date: 5-Mar-2018
Citation: COSTA, Selma do Socorro Pinheiro. A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA). Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2832. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é um ensino destinado a jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ou não puderam concluir o estudo na idade certa. Através da pesquisa efetuada com esse público, levantamos o seguinte questionamento: como é conduzido a leitura e a escrita nas diferentes áreas da Educação de Jovens e Adultos? Pressupomos que as aulas de leitura e de escrita na Educação de Jovens e Adultos ocorrem de forma interdisciplinar, permitindo aos alunos ler não somente os textos escritos, mas o mundo e a si mesmo. Dessa maneira, nosso objetivo principal foi refletir sobre a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos, especificamente, demonstrar os procedimentos pedagógicos utilizados nas aulas de leitura e escrita de todas as disciplinas da Educação de Jovens e Adultos na 1ª Totalidade; apresentar um roteiro pedagógico de leitura e de escrita para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Participaram desta atividade 2 (dois) estudante da Educação de Jovens e Adultos da 1ª. Totalidade, turno da noite. Esta investigação ocorreu em três momentos. No primeiro, realizou-se a observação das aulas na Escola Estadual Augusto Olímpio em Belém-PA. No segundo momento, desenvolveu-se uma atividade pedagógica sobre a alimentação saudável, por meio do texto “O Menino que não gostava de comer alimentos saudáveis” de Faglioli e Nasser (2008). No terceiro momento, analisou-se as provas das disciplinas Português, Matemática, História/Geografia e Ciências, realizadas pela professora regente. Os resultados apontaram que os alunos da EJA alguns conseguem ler e escrever e entendem o que respectivamente escrevem e que outros ainda não conhecem nem o alfabeto, nas provas acertaram mais questões de Ciências e História/Geografia do que em Português e Matemática, respectivamente.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Leitura
Escrita
Conhecimento prévio
EJA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeituraEscritaDiferentes.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons