Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2813
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Multiplicação e o jogo da velha: possibilidades de aprendizagens
metadata.dc.creator: SOUZA, Maria do Carmo Sousa de
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 20-Dec-2017
Citation: SOUZA, Maria do Carmo Sousa de. Multiplicação e o jogo da velha: possibilidades de aprendizagens. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2813. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho acadêmico tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando o conteúdo da multiplicação, para que os alunos entrem em contato com diferentes situação problemas, elaboradas, tendo como referência o campo multiplicativo de Gerard Vergnaud (1990) tomando como base o quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o envolvimento dos alunos e a elaboração de estratégias para a resolução dos problemas. Para tanto, colocamos em prática um jogo matemático, aqui denominado jogo da velha matemático, para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Belém-PA, envolvendo situações multiplicativas e observamos o envolvimento e as estratégias utilizadas para a resolução das mencionadas. Das análises foi possível constatar o potencial do jogo para incentivar e motivar os alunos para a elaboração de soluções para o diferentes desafios que se colocaram a partir de situações problemas que envolveram a multiplicação e a divisão. Desta forma, pode-se concluir que é imprescindível que os professores utilizem os jogos em suas práticas pedagógicas visto que o mesmo potencializa um aprendizado mais significativo e, consequentemente, proporciona uma educação com mais qualidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Lúdico
Aprendizagem
Jogos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MultiplicacaoJogoVelha.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons