Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do Projeto Pedagógico de Curso
metadata.dc.creator: DIAS, Jeferson Ataide
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Carlos Nazareno Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1908-3315
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: DIAS. Jeferson Ataide. Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: Uma análise do Projeto Pedagógico de Curso. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Fisica) – Faculdade de Educação Fisica, Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Educação física
Formação profissional
Formação ampliada
physical education
Professional qualification
Extended Formation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LimitesPossibilidadesFormacao.pdf509 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons