Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2811
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas
metadata.dc.creator: SILVA, Jéssica Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: KANEKO, Gláucia Lobato
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: SILVA, Jéssica Freitas. A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas. Orientadora: Gláucia Lobato Kaneko. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2811. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata de uma análise formação inicial em educação física para o trabalho escolar inclusivo de alunos formandos, e tem como lócus de pesquisa e coleta de dados a Universidade Federal do Pará. Os objetivos propostos foram analisar a formação dos acadêmicos formandos da Universidade Federal do Pará do curso de Educação Física para atuação escolar inclusiva, identificar a compreensão desses acadêmicos a respeito da qualificação para o trabalho com a inclusão e apontar a importância das disciplinas que abordam a Educação Física Inclusiva. Para isso foi estabelecido diálogos com autores que discutem essa área após uma pesquisa bibliográfica, além de contextualizações históricas acerca da inclusão e da educação física. Este estudo se valeu da pesquisa de caráter qualitativo, houve aplicação de um questionário, posterior análise dos dados e comparações com a literatura e o PPP do curso. Evidenciamos ao final desta pesquisa e em discussões que são necessários debates, problematizações que levem a contribuições para o desenvolvimento de uma formação inicial que qualifique o futuro professor de educação física para trabalhar de forma inclusiva no contexto escolar.
Abstract: The present study deals with na analysis of the initial training in physical education for the inclusive scholastic work of students, and has as a lócus of research and data collection the Federal University of Pará. The objectives proposed were to analyze the training of the academic graduates of the Federal University of Pará from the Physical Education course for inclusive school performance, to identify the understanding of these academics regarding the qualification to work with inclusion and to point out the importance of the disciplines that approach Inclusive Physical Education. For this, dialogues were established with authors Who discuss this área after a bibliographical research, as well as historical contextualizations about inclusion and physical education. This study was based on qualitative research, a questionnaire was applied, data analysis and comparisons with the literature and PPP of the course. We show at the end of this research and in discussions that it is necessary debates, problematizations that lead to contributions for the development of na initial formation that qualifies the future professor of physical education to work in an inclusive way in the school context.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Educação física - Formação de professor
Educação física inclusiva
Formação inicial de professores
Educação escolar inclusiva
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoInicialEducacao.pdf395,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons