Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2809
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Crossfit: abordagem metodológica dos seus professores da cidade de Belém do Pará
metadata.dc.creator: SANTOS, Marcos Moraes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: BASYCHES, Márcio
Issue Date: 8-Jan-2019
Citation: SANTOS, Marcos Moraes dos. Crossfit: abordagem metodológica dos seus professores da cidade de Belém do Pará. Orientador: Márcio Basyches. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2809. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vem explorar a metodologia utilizada pelos coaches de Crossfit com relação à transmissão de conhecimento acerca da modalidade aos alunos / atletas. A investigação foi realizada por meio de uma entrevista estruturada respondida por alguns coaches que atuam em Belém do Pará a fim de identificar se as metodologias empregadas no ambiente escolar também estão sendo abordadas na modalidade Crossfit em função do cenário atual. A questão problema do trabalho é saber se as metodologias do âmbito escolar são utilizadas pelos Coaches de Crossfit durante suas aulas / treino. A criação da modalidade Crossfit antecede a atuação do bacharel em Educação Física no mercado de trabalho. Inicialmente os professores que estavam atuando como coaches eram exclusivamente licenciados, o cenário mudou e atualmente há uma demanda de bacharéis que também atuam como coaches de Crossfit. A investigação demonstrou que apesar deste novo cenário, com diferença na formação entre licenciados e bacharéis, houve a constatação de uma proximidade nas metodologias empregadas no ambiente escolar também na modalidade Crossfit.
Abstract: This work explores the methodology used by the Crossfit coaches regarding the transmission of knowledge about the modality to the students / athletes. The research was carried out by means of a structured interview answered by some coaches who work in Belém do Pará to identify if the methodologies used in the school environment are also being approached in the Crossfit modality according to the current scenario. The problem question of the work is whether the methodologies of the school scope are used by the Crossfit Coaches during their classes / training. The creation of the Crossfit modality precedes the performance of the bachelor in Physical Education in the job market. Initially teachers who were acting as coaches were exclusively licensed, the scenario changed and there is currently a demand for bachelors who also act as Crossfit coaches. The research showed that despite this new scenario, with a difference in training between graduates and bachelors, there was a finding of proximity in the methodologies used in the school environment also in the Crossfit modality.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Crossfit
Educação física
Exercício físico
Treino em comunidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CrossfitAbordagemMetodologica.pdf608,11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons