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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física
metadata.dc.creator: OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de
FERREIRA, Luiz da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Anselmo de Athayde Costa e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
Issue Date: 19-Dec-2018
Citation: OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de, FERREIRA, Luiz da Conceição. Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física. Orientador: Anselmo de Athayde Costa e Silva. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2803. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de estudo sobre o currículo de vinte cursos de Educação Física, nas melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking Universitário Folha (2017). Tem como objetivos analisar como os referidos cursos trabalham a inclusão em seus currículos; analisar se o conceito de inclusão no currículo dos cursos analisados respeita os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; e propor caminhos que favoreçam o estabelecimento da inclusão no currículo da educação física, de acordo com os princípios do Desenho Universal para a aprendizagem. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre este fenômeno, a partir das ementas das disciplinas dos referidos cursos, disponíveis no site das instituições investigadas. Para tal, realizamos o mapeamento das ementas das disciplinas voltadas para a temática da inclusão e categorizamos como a inclusão é abordada em tais cursos. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) para tratamento dos dados; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); Desenho universal em (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); e (CAST, 2011) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que, ainda que os cursos analisados percebam a inclusão pela ótica da acessibilidade, nenhuma disciplina ofertada, nos vinte cursos de Educação Física brasileiros, constantes no universo desta pesquisa, desenvolvem a inclusão na perspectiva do Desenho Universal, focam apenas a questão das deficiências físicas, o que ratifica a importância de uma reestruturação curricular no sentido de transversalizar de fato a inclusão e não apenas em favor de alunos com deficiência, mas sim contemplando toda a diversidade presente no ambiente escolar.
Abstract: It is a study about the curriculum of twenty Physical Education courses, in the best institutions of higher education in Brazil, according to University Ranking Folha (2017). It aims to understand how these courses work inclusion in their curriculum; to analyze whether the concept of inclusion in the curriculum of the courses analyzed respects the principles of Universal Design for Learning; and propose ways that favor the establishment of inclusion in the curriculum of physical education, in accordance with the principles of universal design for learning. Regarding the methodology of the research, we adopted as a theoretical orientation the qualitative approach, and as a research strategy the bibliographic study, which allowed us to reflect on this phenomenon, from the menus of the courses of the mentioned courses, available on the website of the investigated institutions. To do this, we map the content of the subjects focused on the theme of inclusion and categorize how the inclusion is approached in such courses. We used the content analysis of Bardin (2011) for data processing; and field concepts in Bourdieu (1989, 1996, 2003 and 2014); Universal design in (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); and (CAST, 2011) as a theoretical contribution. The results show that, even though the courses analyzed perceive the inclusion of accessibility, no discipline offered in the twenty Brazilian Physical Education courses in the universe of this research, develop the inclusion from the perspective of the Universal Design, focus only on the issue of physical disabilities, which ratifies the importance of a curricular restructuring in order to actually mainstream inclusion and not only in favor of students with disa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Keywords: Cursos de Educação Física - Currículo
Aprendizagem e Educação Física Inclusiva
Desenhos da inclusão
Desenho universal e Educação Física
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

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