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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história
metadata.dc.creator: MARQUES, Rosangela Caetana
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Celita Maria Paes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
Issue Date: 14-Jun-2018
Citation: MARQUES, Rosangela Caetana. O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história. Orientadora: Celita Maria Paes de Sousa. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2018. Disponível em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2801. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como foco o ensino da música e a sua relação com a educação. Estaremos analisando a partir da perspectiva histórica e legal, como o ensino da música foi sendo inserido na educação formal no Brasil. O contexto de inserção da música no texto será abordado considerando as principais leis no campo da educação e de que maneira esses aspectos consideram a sua articulação no currículo da educação básica. Para aprofundamento do debate nas últimas décadas, recorremos aos seguintes documentos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Apesar da música está inserida no contexto histórico da civilização e ser reconhecida como grande ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, ela é desvalorizada na educação na educação básica.
Abstract: This article focuses on the teaching of music and its relationship with the education. We are talking from the historical and legal perspective, such as the teaching of music was being inserted in the formal education in Brazil. The context of insertion of music in the text will be discussed considering the major laws in the field of education and how these aspects consider its articulation in the curriculum of basic education. In order to deepen the debate in recent decades, we use the following documents, Law of Education Guidelines and Bases (LDB/1996), National Curriculum Parameters of Primary and Secondary (PCN/1997), the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (RCNEI/1998), National Curricular Guidelines for Infant Education (DCNEI/2009) and the National Curriculum Common Base (BNCC/2017). Despite the music is inserted in the historical context of civilization and to be recognized as a great tool for the development of the human being, even perceive the devaluation of the use of music in education in basic education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Keywords: Música na educação
Educação básica
Educação musical
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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