Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2794
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Um estudo sobre transferência de conhecimento de uma linguagem de programação visual para uma linguagem de programação textual.
metadata.dc.creator: CORRÊA, João Victor Paternostro
metadata.dc.contributor.advisor1: MOTA, Marcelle Pereira
Issue Date: 2017
Citation: CORRÊA, João Victor Paternostro. Um estudo sobre transferência de conhecimento de uma linguagem de programação visual para uma linguagem de programação textual. Orientadora: Marcelle Pereira Mota. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2794. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A necessidade de aprender uma linguagem de programação é cada vez maior na sociedade. No atual contexto, tanto profissional, quanto cultural e até mesmo pessoal, cada vez mais as pessoas buscam aprender alguma forma de expressar suas ideais por meios de programas, pois pensaram em algo a ser implementado, passando então a serem usuários participativos. Porém, algumas barreiras dificultam essa busca, pois a falta de conhecimento na área de computação acaba desmotivando muitas pessoas de outras áreas de fora da computação. Este trabalho busca aplicar um modelo de design da comunicação que acontece entre o design e o usuário considerando o contexto da ferramenta Blockly, da empresa Google, que utiliza uma linguagem de programação visual em blocos para programar. O resultado da aplicação do modelo são facetas de significados de programas que formam uma documentação ativa voltada para o processo de ensino e aprendizado de programação e consequentemente o desenvolvimento do raciocínio computacional que é muito importante para solução de problemas multidisciplinares na atualidade. Utilizaremos a ferramenta Blockly junto a facetas para buscar proporcionar uma melhor experiência ao usuário iniciante, e assim realizar um estudo sobre como é possível fazer uma transferência de conhecimento de linguagem de programação visual (Blockly) para as linguagens de programação textuais (Python e JavaScript). Os resultados deste estudo indicam que as facetas desenvolvidas podem colaborar positivamente na transição entre estas duas linguagens.
Abstract: The act of learnig code programmig has became stronger nowdays. In the present context, both professional, cultural and even personal, more and more people seek to learn some form of expressing their ideals through program methods, because they want to have applications implemented, and then become active users. However, some constrains turn this journey hard , since the lack or bad experience in coding ends up discouraging many people from other areas outside of computer science. This work aims at implementing the PoliFacets model through Google's Blockly tool, which uses a block visual programming language to generate code. The PoliFacets model is based on Semiotic Engineering and the main focus of the study is the metacommunication ontology. It is essential to define categories of facets of programs that may exist in the design of an active documentation focused on the teaching and learning process of programming and consequently the development of computational reasoning which is very important to solve multidisciplinary problems nowdays. We will use Blockly facets to provide a better user experience, and thus make a transfer of knowledge from visual programming language to a textual programming language.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Raciocínio computacional
Documentação ativa
Polifacets
Engenharia semiótica
Blockly
Facetas
Transferência de conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstudoTransferenciaConhecimento.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons