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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Apoena: um jogo sério aplicado à saúde com foco em epidemiologia
metadata.dc.creator: BARATA, Bárbara Adriana Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: COUTO, Danielle Costa Carrara
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: BARATA, Bárbara Adriana Pires. Apoena: um jogo sério aplicado à saúde com foco em epidemiologia. Orientadora: Danielle Costa Carrara Couto. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Geoprocessamento) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2786. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Dengue é uma doença de transmissão vetorial negligenciável não contagiosa e vários fatores externos contribuem para sua proliferação. Uma maneira de diminuir a quantidade de focos de Dengue é suscitar a participação da população em ações de combate à doença. Este trabalho desenvolveu um protótipo de uma aplicação móvel baseada em sistema epidemiológico, utilizando um jogo sério para disseminar a conscientização ambiental no combate à Dengue em escolas públicas de Ananindeua, que vive desde 2013 em estado de emergência indicado por índices de saneamento básico nacional. O Jogo Apoena tem suas bases na metodologia ágil e utiliza em sua construção a plataforma Construct 2 e como banco de dados o Firebase. O jogo passou por várias etapas em sua construção de desenvolvimento e foi necessário a elaboração de um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu) o qual é um documento busca descrever o jogo de uma forma mais simplificada e de fácil entendimento. Testes internos na jogabilidade e mecânica foram realizados com a versão Alpha para identificar possíveis erros para assim futuramente ser gerada a versão Beta para testes com o público alvo. O Apoena oferece uma ferramenta de colaboração a saúde coletiva a partir dos seus mecanismos auxiliando a discussão em escolas sobre conceitos epidemiológicos e consciência ambiental de forma lúdica.
Abstract: Dengue is a negligible non-contagious vector-borne disease and several external factors contribute to its proliferation. One way to reduce the number of outbreaks of Dengue is to encourage population participation in actions to combat the disease. This work has developed a prototype of a mobile application based on an epidemiological system, using a serious game to disseminate environmental awareness in the fight against Dengue in public schools in Ananindeua, which has been living since 2013 in a state of emergency indicated by national basic sanitation rates. The game Apoena has its bases in agile methodology and uses in its construction the Construct 2 platform and Firebase as database. The game went through several stages in its development construction and it was necessary to develop a Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu) which is a document that seeks to describe the game in a more simplified and easy to understand. Internal tests in gameplay and mechanics were performed with the Alpha version to identify possible errors so that in the future the Beta version can be generated for testing with the target audience. Apoena offers a collaborative tool for collective health from its mechanisms helping the discussion in schools about epidemiological concepts and environmental awareness in a playful way.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO
Keywords: Dengue
Aplicação móvel
Jogo sério
Mobile application
Serious game
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Geoprocessamento - CANAN

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