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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação da qualidade de calçadas no entorno da Avenida Brás de Aguiar em Belém/PA sob o método IQC
Other Titles: Quality assessment of sidewalks around Avenida Brás de Aguiar in Belém / PA under the IQC method
metadata.dc.creator: FARIAS, Matheus Kaique Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
Issue Date: 29-Nov-2019
Citation: FARIAS, Matheus Kaique Ferreira. Avaliação da qualidade de calçadas no entorno da Avenida Brás de Aguiar em Belém/PA sob o método IQC. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2777. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A lei brasileira 12.587/12, juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro, assegura o pedestre como prioridade nos meios urbanos, uma vez que priorizam as viagens por transporte não motorizado. Desta forma, a qualidade das calçadas deveria ser uma temática essencial ao se discutir planejamento urbano. Entretanto, o poder público nitidamente não garante que esta realidade seja concretizada, visto que, na maior parte dos centros urbanos brasileiros, os espaços destinados à circulação de pedestres apresentam configurações insatisfatórias. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar o nível de serviço das calçadas da Avenida Comandante Brás de Aguiar e de suas transversais, no perímetro entre as avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt, região localizada no bairro de Nazaré, em Belém/PA. Para tanto, foi utilizado no presente trabalho o método IQC – Índice de Qualidade das calçadas, desenvolvido por Ferreira e Sanches (2001). Este método é realizado através de uma análise técnica in loco de cinco indicadores de qualidade, atrelada a uma avaliação da percepção dos pedestres. Foram investigados 34 trechos de calçadas e 70 transeuntes foram entrevistados. Através desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos trechos estudados apresentavam resultados satisfatórios – 91% deles obtiveram desempenho ótimo ou bom, enquanto que 9% obtiveram desempenho regular. Apenas 3 trechos enquadraram-se no nível de serviço B, 28 no nível C e os 3 restantes no nível D; nenhum trecho enquadrou-se nos níveis de serviço A, E e F. Os melhores trechos de calçada encontravam-se no entorno do cruzamento da Avenida Brás de Aguiar com a Dr. Moraes, enquanto que os piores estavam na Avenida Rui Barbosa e na Avenida Generalíssimo Deodoro. Além disso, foi constatado que largura efetiva era o índice de qualidade que mais preocupava os usuários. Tendo em vista o número reduzido de entrevistados e a subjetividade da avaliação técnica, foram feitas análises adicionais, (i) comparando o presente estudo com outro feito no centro comercial, (ii) avaliando diferentes cenários com diferentes pesos e (iii) realizando uma análise de sensibilidade dos indicadores de qualidade. Através destas análises constatou-se a robustez do método, uma vez que ele explicitou a superioridade da qualidade das calçadas da Brás, ao serem comparadas às do comércio. Ademais, quando feitas as outras análises, pouca foi a variação expressiva dos resultados.
Abstract: The Brazilian law 12.587/12, associated with the Brazilian Traffic Code, assures pedestrians as priority in urban areas, since it prioritizes travel by non-motorized transport. Therefore, the quality of sidewalks should be an essential theme for urban planning. However, public authorities clearly do not guarantee this reality to be true, given that, in most Brazilian urban centers, the pathways exhibit unsatisfactory configurations. Accordingly, the present work aims to evaluate the level of service of the pathways located at Avenida Comandante Brás de Aguiar and its crossings, between Nazaré and Gentil Bittencourt avenues, a region located in the neighborhood of Nazaré, Belém/PA. Therefore, the IQC method – Indice de Qualidade de Calçadas, developed by Ferreira and Sanches (2001), was used in the present work. This method is performed through an on-site technical analysis of five quality indicators, coupled with an assessment of pedestrian perception. Thirty-four sidewalk sections were investigated and 70 pedestrians were interviewed. Through this research, it was found that most of the studies pathways displayed satisfactory results - 91% of them had excellent or good performance, while 9% had regular performance. Only 3 sections were at service level B, 28 at level C and the remaining 3 at level D; no sections were in the A, E and F service levels. The best sidewalks were around the intersection of Av. Brás de Aguiar and Tv. Dr. Moraes, while the worst were at Tv. Rui Barbosa and Av. Generalissimo Deodoro. In addition, it was found that effective width was the quality indicator that most concerns users. Given the small number of respondents and the subjectivity of the technical assessment, additional assessments were made, (i) comparing the present study with another one done at the central region of the city, (ii) evaluating different scenarios with different weights and (iii) performing an analysis of sensitivity of quality indicators. Through these analyzes it was verified the robustness of the method, since it explained the superiority of the quality of the Brás sidewalks, when compared to the commercial ones. Moreover, when the other analyzes were made, there was little significant variation in the results.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO
Keywords: Qualidade de calçadas
Nível de serviço
circulação de pedestres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC

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