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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano
Other Titles: Analysis of acessibility to UFPA Campus by urban public transport
metadata.dc.creator: PINTO, Paulo Victor da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
Issue Date: 3-Dec-2019
Citation: PINTO, Paulo Victor da Silva. Análise de acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano. 2019. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2774. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.
Abstract: Urban Public Transportation (TPU) is an important parameter of a population's quality of life. However, population and demographic expansion in Brazilian cities causes serious problems in providing a quality TPU. An important aspect of improving TPU quality is analyzing its accessibility (walking distance for boarding or disembarking in urban transport). Therefore, the objective was to analyze the accessibility by public transport to the UFPA campus, verifying which areas of the municipalities of belém, Ananindeua and Marituba are being served, or not, by the current bus lines. For this purpose, GIS geoprocessing tools were used, through the Qgis software, to make the data nano composed by the itinerary of the 21 lines that serve the university in the directions of (university to neighborhoods) and back (neighborhoods to university). ). Then the concept of accessibility of Ferraz and Torres (2004) was applied and the areas of good (<300m), regular (300 to 500m) and bad (> 500m) at municipal, neighborhood and level of public transport lines. The main results show that: (i) the farther from the university campus the lower the level of accessibility; (ii) Belém has better accessibility (33% good) and (13% regular) in RMB, while Marituba has the worst (91% poor accessibility); (III) The neighborhoods of Belém that have the highest percentage of area with good and regular accessibility to UFPA are Batista Campos, Campina, Old Town, Condor and Nazaré and the neighborhoods with the lowest percentage of area with good and regular accessibility to UFPA are Águas Lindas , Aurá, Guanabara, Maracacuera and São Clemente and; (iv) nine large areas were identified in the urban area of ​​Belém that do not have direct accessibility to UFPA.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Keywords: Acessibilidade
Transporte público
Sistema de Informação geográfica- SIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC

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