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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Vanessa Santos do
metadata.dc.contributor.advisor1: BRITO, Adilson Júnior Ishihara
Issue Date: 14-Mar-2019
Citation: NASCIMENTO, Vanessa Santos do. Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA. Orientador: Adilson Júnior Ishihara Brito. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Meio Ambiente) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2773. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.
Abstract: This work seeks to discuss alternative and significant Environmental Education (EE) practices, based on the interrelation with cultural themes, in the Lower Secondary School of a public school in the municipality of Ananindeua-PA. The proposal of cultural approach of EA sought to contemplate a ethnic-racial discussion linked to the celebrations of the "Black Consciousness Day", with emphasis on the relationship between the need for learning about environmental preservation and the Yoruba Afro-Brazilian mythology, characterized in the Orixás figure. The development of this activity, however, triggered situations of cultural intolerance, which elucidated some important limits that Brazilian public education must face in order to consolidate Social Democracy, as well as demonstrating the considerable challenges of teaching / learning of EE, based on children's reality and culture present in the basic formation of the Brazilian public school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO
Keywords: Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Mitologia Iorubá
Environmental education
Teaching-learning
Yoruba mythology
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN

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