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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A biblioterapia como alternativa terapêutica no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
metadata.dc.creator: SOUSA, Adriano Caetano Guimarães de
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
Issue Date: 2016
Citation: SOUSA, Adriano Caetano Guimarães de. A biblioterapia como alternativa terapêutica no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/27>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Enfoca a biblioterapia como uma ferramenta coadjuvante no tratamento de pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da utilização da leitura de textos apropriados e indicados por um biblioterapêuta que, em vista do princípio da interdisciplinaridade da biblioterapia, trabalha em parceria com os profissionais de outras áreas dependendo da Instituição onde a mesma será implementada, sendo que no presente trabalho a interação ocorreu com duas professoras do ensino fundamental de escola pública que possuem em suas salas de aula alunos com autismo. Denota a biblioterapia como uma forma de promover a mudança do comportamento, visando o melhor ajustamento social do indivíduo autista através do autoconhecimento proporcionado pela identificação com os personagens e reflexão realizada sobre os textos indicados. Usa como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados por meio da aplicação de questionário direcionado a professoras do ensino fundamental de escola pública. Conclui que a leitura exerce um papel fundamental e essencial na formação do caráter, na socialização do indivíduo e na sua visão de mundo.
Abstract: Focuses bibliotherapy as a supporting tool in the treatment of people with the autism spectrum disorder (ASD), by using the reading of appropriate texts and indicated by a biblioterapêuta that in view of the principle of interdisciplinarity of bibliotherapy, works in partnership with the other areas of professionals depending on the institution where it will be implemented, and in this study the interaction occurred with two teachers of elementary school public school they have in their classrooms students with autism. Denotes bibliotherapy as a way to promote behavior change, aimed at better social adjustment of the autistic individual through self-knowledge provided by identification with the characters and reflection performed on the indicated texts. Use as a methodology, as well as bibliographic research, data collection through a questionnaire aimed at teachers of elementary school public school. It concludes that reading plays a fundamental and essential role in shaping the character, the socialization of the individual and his world view.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Biblioterapia
Educação inclusiva
Autismo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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