Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2686
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Interpretação do gráfico de Pickett com a rede neural competitiva angular generalizada
metadata.dc.creator: SILVA, João Paulo Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, André José Neves
Issue Date: Mar-2014
Citation: SILVA, Joao Paulo Alves da. Interpretação do gráfico de Pickett com a rede neural competitiva angular generalizada. Orientador: André José Neves Andrade. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) - Faculdade de Geofísica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2686. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O método ou gráfico de Pickett é uma das abordagens mais eficientes para a solução da equação de Archie, onde através de uma abordagem gráfica, colabora com a produção de estimativas realistas para a resistividade da água de formação e para o expoente de cimentação, utilizando as medidas registradas em um perfil de resistividade profunda, corrigidas dos efeitos da invasão e valores de porosidade obtidos a partir de um cálculo conveniente por meio dos perfis de porosidade (densidade, sônico e porosidade neutrônica). No entanto, como o método de Pickett é um método gráfico, o que por sua própria natureza impõe a necessidade da realização de uma interpretação visual para a sua solução. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma metodologia, com base na rede neural competitiva angular generalizada, que possibilita a solução da equação de Archie, a partir de uma interpretação computacional do gráfico de Pickett, buscando atenuar os efeitos da solução manual. A avaliação desta metodologia é realizada com a utilização de dados sintéticos, que satisfazem integralmente a equação de Archie e também, sobre dados reais.
Abstract: The Pickett plot is an efficient method to solve the Archie equation, with the production of realistic values for the water resistivity and the cementation exponent using the measurements recorded in a deep resistivity log that was corrected by the invasion effects and a convenient calculation of porosity, using the porosity logs (bulk density, neutron porosity and sonic). However, the method developed by Pickett is a graphical one, which imposes the need of a visual interpretation of the Pickett plot to get a satisfactory solution. This work presents a methodology, based on the generalized angular competitive neural network that allows the solution of the Archie equation as a computational interpretation of the Pickett plot. The evaluation of this methodology is performed on synthetic data that satisfy the Archie equation and on real data.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA
Keywords: Perfilagem Geofísica de poço
Algoritmos Inteligentes
Saturação de Água
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Geofísica - FAGEOF/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InterpretacaoGraficoPickett.pdf872,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.