Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2673
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018
Other Titles: Field education and the challenges of teachers in multigrade classes in schools in Inhangapi-Pará -2018
metadata.dc.creator: SOUZA, Regiane Menezes de
metadata.dc.contributor.advisor1: BANDEIRA, Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
Issue Date: 26-Jul-2018
Citation: SOUZA, Regiane Menezes de. A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2673. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.
Abstract: The present study presents as a theme the teaching challenges in multisite classes of rural schools in the municipality of Inhangapi-Pará, whose main objective is to analyze the challenges faced by teachers who teach in multi-grade classes in rural schools in the municipality of Inhangapi-PA. We used as a data collection technique the semi-structured interview with three teachers from the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School of Maracanã, Municipal School of Early Childhood Education and Cumaru Elementary School and Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School of Alto Patauateua, all located in the field and operate on multi-series classes. As a theoretical contribution, we chose authors, such as Arroyo (1999); Arroyo, Caldart and Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery and Molina (1999); in addition to education legislation, such as LDB 9394/96, and the Operational Guidelines for Basic Education in Field Schools (2002, 2008), among others. Based on the data collected and analyzed, we infer that there is still more investment in education that is offered in the rural schools, and that the challenges are great for a single teacher to teach in a single classroom with several grades and ages in one environment.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação do campo
Educação rural
Escolas municipais
Inhangapi (PA)
Education, Rural
Municipal schools
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoDesafios.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons