Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2669
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
Other Titles: Music as a pedagogical resource: an experience in the kindergarten of EMEI Our Lady of Nazareth - São Miguel do Guamá - Pará
metadata.dc.creator: RESENDE, Silvana do Socorro Tenório
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Adriane Raquel Santana de
Issue Date: 9-Nov-2018
Citation: RESENDE, Silvana do Socorro Tenório. A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho possui como intuito investigar quais as práticas educativas através da música que participam do processo de ensino aprendizagem das crianças do pré-II da EMEI Nossa Senhora de Nazaré, no município de São Miguel do Guamá- PA, e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando-se como método o Estudo de Caso. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados como instrumentos a entrevista aberta com 09 (nove) alunos do pré II, e/ou questionário com 03 (três) professoras, no período de maio e junho de 2018, a fim de obter maior êxito nos resultados. Além disso, este trabalho apoia-se nos pensamentos teóricos de Kiefer (1976), Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brasil (1998), e outros estudiosos voltados à tal temática. Os dados do estudo revelam que a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Com os alunos da escola em estudo, a música é explorada associada a diversos conteúdos, através do planejamento e socialização, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Demonstrar-se-á que a música é uma ferramenta que colabora na formação integral do ser humano, e por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
Abstract: This research project aims to investigate which educational practices through music that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to the improvement of children's learning. The research is of qualitative nature adopting itself as method the Case Study. In order to collect data from the research, the open interview with 09 (nine) pre-II students, and / or a questionnaire with 03 (three) teachers, in May and June of 2018, were used as instruments. results. This work is based on the theoretical thoughts of Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brazil (1998) and other scholars who discuss this theme. The study data reveal that music is an instrument that facilitates the teaching and learning process of students in the school under study, and is explored in association with diverse contents, through planning and socialization, as a tool to make the school a more joyful and receptive place . Since music is a tool that collaborates in the integral formation of the human being and through it the child comes into contact with the literate and playful world.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Música na educação
Educação infantil
São Miguel do Guamá (PA)
Music in education
Child education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MusicaRecursoPedagogico.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons