Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2668
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de uma escola pública no município de Inhangapi - PA
Other Titles: The importance of environmental education in the teaching-learning process in the early grades of a public school in Inhangapi - PA
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Tenilde Gusmão de
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Issue Date: 8-Dec-2018
Citation: OLIVEIRA, Tenilde Gusmão de. A importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de uma escola pública no município de Inhangapi - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2668. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo busca-se demonstrar o conceito básico de meio ambiente e a importância dele na educação básica. Inicialmente foi relatado um memorial de vida e logo após reflexões de experiências vividas, falando sobre meio ambiente no âmbito escolar. Pois, a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a adquirir informações sobre as questões ambientais e assim passa a ter uma nova visão do que vem a ser o meio ambiente. Tem como objetivo sensibilizar a escola sobre a importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino Aprendizagem nas Séries Iniciais de uma escola pública no Município de InhangapiPA. No plano metodológico utilizou-se a tendência dialética, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O público alvo foram os 13 trabalhadores em educação que atuam na referida Escola, os quais participaram de reuniões bimestrais com a comunidade, aqui intituladas rodas de conversa, as quais produziram insumos que são analisados ao longo do texto. Alguns destes dados foram acrescentados e este trabalho como relatos e estão caracterizados em falas, que vão de E1 a E13 e em breve análise mostram que as pessoas têm noção de que as coisas não caminham bem, mas também se veem sem meios de intervir na realidade. O estudo permitiu um novo conhecimento do que vem a ser o meio ambiente e do que o mesmo tem para oferecer a sociedade e a todos que nele habitam e, a partir disto, será possível pensar e trabalhar em novas estratégias para o avanço no processo de ensino aprendizagem, que incentivem a preservação ambiental através da educação
Abstract: This study aims to demonstrate the basic concept of the environment and its importance in basic education. Initially a memorial of life was reported and soon after reflections of lived experiences, talking about environment in the school scope. For environmental education is a process by which the learner begins to acquire information about environmental issues and thus has a new vision of what the environment is. It aims to sensitize the school about the importance of Environmental Education in the Teaching Learning Process in the Early Years of a public school in the Municipality of Inhangapi-PA. At the methodological level, the dialectical tendency was used, with a qualitative approach, with an exploratory character. The target audience was the 13 education workers who work in the said School, who participated in bimonthly meetings with the community, here called talk wheels, which produced inputs that are analyzed throughout the text. Some of these data have been added and this work as reports and are characterized in speeches, ranging from E1 to E13 and soon analysis show that people are aware that things do not go well, but also find themselves unable to intervene in reality . The study allowed a new knowledge of what the environment is and what it has to offer society and all who live in it and, from this, it will be possible to think and work on new strategies to advance the process of learning, which encourage environmental preservation through education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação ambiental
Ensino
Aprendizagem
Escolas públicas
Inhangapi (PA)
Environmental education
Teaching
Learning
Public school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaEducacaoAmbiental.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons