Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2654
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Aquisição da leitura e escrita: uma análise da prática pedagógica no 2º ano do ensino fundamental
Other Titles: Acquisition of reading and writing: an analysis of pedagogical practice in the 2nd year of elementary school
metadata.dc.creator: PINTO, Waldene Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Adriane Raquel Santana de
Issue Date: 9-Nov-2018
Citation: PINTO, Waldene Ferreira. Aquisição da leitura e escrita: uma análise da prática pedagógica no 2º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2654. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo denominado AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: uma análise da prática pedagógica no 2º ano do Ensino Fundamental objetivou investigar e observar as dificuldades encontradas no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental, enquanto etapa intermediária do Ciclo de Alfabetização e Letramento. Através de um estudo de caso desenvolveram-se algumas reflexões referentes ao déficit da aprendizagem da leitura e escrita a partir da observação das práticas pedagógicas e metodológicas dos professores no ferido Ciclo. O estudo realizou uma revisão bibliográfica a respeito do tema fazendo referência a autores como Paulo Freire, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Magna Soares, dentre outros, suscitando a abordagem descritiva conceitual que permeia o tema, além da aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas junto a professores e observação direta do desempenho dos alunos. Verificou-se nesta trajetória conceitual que os pais não têm conhecimento sobre a importância da leitura e escrita na vida de seus filhos, bem como, os professores advertem para a ausência da família na escola, indicada como uma das causas das dificuldade dos alunos na leitura e escrita, bem como a ausência da percepção concreta do Princípio do Letramento que permeia o Ciclo de Alfabetização representado nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Conclui-se que as dificuldades na leitura e escrita existem sim, e que elas estão presentes na realidade escolar do aluno. Porém uma ação participativa em função de um planejamento integrado das práticas pedagógicas dos professores poderá contribuir eficazmente para amenizar essas dificuldades, contribuindo assim, para melhoria da qualidade de ensino.
Abstract: The study called the ACQUISITION OF READING AND WRITING: an analysis of pedagogical practice in the second grade of elementary school aimed to investigate and observe the difficulties encountered in the process of acquisition of reading and writing skills of the students in the second grade of elementary school While intermediate step of literacy and literacy. Through a case study developed reflections concerning the learning deficit of reading and writing from the pedagogical and methodological practices observation of teachers in hurt cycle. The study conducted a literature review on the subject having re authors as Paulo Freire, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Magna Soares, among others, raising the descriptive conceptual approach that permeates the theme, In addition to the application of questionnaires with objective and subjective issues with teachers and direct observation of the performance of pupils. It was found in this conceptual path that parents have no knowledge about the importance of reading and writing in the lives of their children, as well as the teachers complain about the absence of the family at school, indicated as one of the causes of students ' difficulty in reading and writing, as well as the absence of concrete perception of the Principle that permeates the Literacy literacy Cycle represented in the first three years of elementary school. It is concluded that the difficulties in reading and writing exist, and they are present reality student school. However a participative action in integrated planning function of the pedagogical practices of teachers can contribute effectively to alleviate these difficulties, thus contributing to improving the quality of teaching.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Leitura
Escrita
Ensino fundamental
Prática de ensino
Reading
Writing
Elementary School
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AquisicaoLeituraEscrita.pdf629,31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons