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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação sexual: fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica
Other Titles: Sex education: factors that imply the implementation of curricular references in pedagogical practice
metadata.dc.creator: SÁ, Maria Raimunda Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: MAIA, Marinaldo Carreira
Issue Date: 20-Oct-2018
Citation: SÁ, Maria Raimunda Ferreira de. Educação sexual: fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2653. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Destaca-se como tema “Educação Sexual: Fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica”, por entender a necessidade do estudo na escola, pois o mesmo é pouco abordado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca através de determinados contextos com diferentes autores e documentos como os PCNs, mostrar a importância da relevância e esclarecimento sobre a Educação Sexual como tema transversal na escola. Teve como objetivo geral: Refletir os fatores impeditivos para a implementação dos referenciais curriculares como orientação sexual na matriz curricular das escolas a partir da bibliografia estudada. E objetivos específicos: Descrever os fatores determinantes para a ausência da discussão e do trabalho pedagógico da temática orientação sexual pelas escolas; Apresentar um contexto nesta pesquisa, que possa ser adotado nas práticas pedagógicas segundo o posicionamento dos autores estudados; e; Compreender a partir dos estudos bibliográficos, por que o tema transversal orientação sexual não aparece na pauta do planejamento curricular das escolas. A metodologia baseia-se na contextualização do referencial bibliográfico constante em livros, revistas científicas, artigos, sites, entre outros, buscando as contribuições documentais, referencial que permite um novo modo de olhar a educação sexual no processo ensino e aprendizagem. A partir das leituras, constata-se a necessidade dos professores buscarem formações, conhecerem o assunto, as legislações, as políticas públicas para orientar e implementar projetos que possam esclarecer os alunos para com a questão. Assim, conclui-se que, a Educação Sexual se manifesta no ser humano normalmente e têm reflexos na escola, o que se constitui elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. Por isso, a qualidade da interação pedagógica deve ser buscada com muita primazia, pois é ela que vai conferir um sentido significativo para o objeto de conhecimento, a partir das experiências vividas ou fracasso do processo ensino aprendizagem, pois os reflexos externos influenciam consideravelmente essa relação que às vezes se sobrepõe ao ensino.
Abstract: It stands out as the theme “Sexual Education: Factors that imply the implantation of curricular references in pedagogical practice”, for understanding the necessity of the study in the school, because the same is little approached. It is a bibliographical research that searches through certain contexts with different authors and documents such as PCNs, to show the importance of relevance and clarification about Sexual Education as a transversal theme in the school. It had as general objective: To reflect the factors that impede the implementation of curriculum references as sexual orientation in the curricular matrix of the schools from the bibliography studied. And specific objectives: To describe the determinants for the absence of the discussion and the pedagogical work of the thematic sexual orientation by the schools; To present a context in this research, that can be adopted in the pedagogical practices according to the position of the authors studied; and; Understand from the bibliographic studies, why the cross-sectional sexual orientation theme does not appear in the curriculum planning of schools. The methodology is based on the contextualization of the bibliographical reference in books, scientific journals, articles, websites, among others, seeking the documentary contributions, a reference that allows a new way of looking at sex education in the teaching and learning process. From the readings, it is verified the need of the teachers to look for formations, to know the subject, the legislations, the public policies to guide and to implement projects that can clarify the students with the question. Thus, it is concluded that, Sexual Education manifests itself in the human being normally and has reflexes in the school, which constitutes inseparable element of the process of knowledge construction. Therefore, the quality of the pedagogical interaction must be sought with great primacy, since it will give a significant meaning to the object of knowledge, from the lived experiences or failure of the teaching-learning process, since the external reflexes considerably influence this relationship which sometimes overlaps with teaching.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação sexual
Prática de ensino
Sex instruction
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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