Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2649
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA
Other Titles: Resources adapted for learning of a student with intellectual disabilities of the municipal school system of Castanhal-PA
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Lucilene dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante
Issue Date: 26-Oct-2018
Citation: RODRIGUES, Lucilene dos Santos. Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2649. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade. O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão, apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um ambiente rico em aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Estudantes deficientes
Incapacidade intelectual
Aprendizagem
Castanhal (PA)
Students with disabilities
Stupidity
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RecursosAdaptadosAprendizagem.pdf658,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons