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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
metadata.dc.creator: GOMES, Maria do Socorro de Souza
ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de
Issue Date: 10-Oct-2019
Citation: GOMES, Maria do Socorro de Souza; ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira. A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental. Orientador: Carlos Rodrigo Moraes de Souza. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2644. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão da pessoa com deficiência proveniente das ações realizadas através do município de Breves e no ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do Ensino Fundamental Ofertado Pelo município de Breves nas escolas, obtendo como principais interlocutores a coordenação do centro HALEFF PINHEIRO, e professores da rede municipal e pessoas com deficiência atendidas pelas escolas bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas pelos professores de educação especial advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em Breves no arquipélago do Marajó.
Abstract: This research aims to identify and analyze initiatives for inclusion of people with disabilities from actions carried out through the municipality of Breves and in elementary school. From a qualitative point of view, the research adopts a methodological process based on an exploratory field research carried out in the middle of the sphere of activity of the Elementary Education offered by the municipality of Breves in schools, obtaining as main interlocutors the coordination of the HALEFF PINHEIRO center, and teachers of the network. persons with disabilities who are served by schools as well as their families. For data collection, instruments such as questionnaires and recorded interviews were used. The results of the research indicate that the practices undertaken by special education teachers arising from the interaction of society as an instrument of action transformation have been fruitful in strengthening the inclusion of people with disabilities in Breves of the Marajó archipelago.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Disabled Person
Marajó
Social inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV

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