Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2642
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no Meio Rural do Município de Breves-Marajó-PA
metadata.dc.creator: ALVES, Rosinete Viana
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro
Issue Date: 1-Mar-2019
Citation: ALVES, Rosinete Viana. A ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no Meio Rural do Município de Breves-Marajó-PA. Orientador: Raimundo Renato Balieiro Ferreira. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca no lúdico uma resposta para a aplicação do ensino aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural do município de Breves, onde a lógica é mostrar com base em uma pesquisa realizada numa turma com este perfil, como esta trabalha o lúdico e pode mudar o foco da educação neste local. Para a base desta análise contamos com uma entrevista com o professor regente e em cima disto buscamos analisar seus trabalhos práticos. Buscamos embasamentos teóricos em KISHIMOTO, T. M.; PIAGET, J. A.; TUBINO, L.B. entre outros. Para a pesquisa utilizamos o método qualitativo. A temática do lúdico apresentada aqui não o tem um aspecto para o entretenimento ou passatempo, mas como um ponto de referência para que o aluno adentre à temática, para isto busca-se mostrar a maneira como o professor trabalha e a sua postura diante da diversidade de aplicação que os jogos e as brincadeiras proporcionam tanto para os alunos se sentirem envolvidos, quanto para que este possa compreender o conteúdo em si sem precisar que o faça de forma mecanizada, para isto, fundamenta-se em um roteiro que vai desde a entrevista com o docente à forma como ele trabalha a relação lúdico diante das atividades curriculares
Abstract: The present work seeks in the ludic a response to the application of teaching learning with elementary school students in a rural school in the municipality of Breves, where the logic is to show based on a research conducted in a group with this profile, how this works the playful and can change the focus of education in this place. For the basis of this analysis we have an interview with the teacher regent and on top of this we seek to analyze his practical works. We searched for theoretical underpinnings in KISHIMOTO, T. M .; PIAGET, J.A .; TUBINO, L.B. among others. For the research we use the qualitative method. The theme of the ludic presented here does not have an aspect for the entertainment or hobby, but as a point of reference for the student to enter the theme, for this is sought to show the way the teacher works and his attitude towards diversity of application that the games and the games provide both for the students to feel involved, so that the latter can understand the content itself without having to do it in a mechanized way, for this, it is based on a script that goes from the interview with the teacher to the way he works the playful relation to the curricular activities.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Education
Ludicidade
Teaching and learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Rosinete Alves.pdf748,49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons