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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará
metadata.dc.creator: FERREIRA, Izanias de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Carlos Rodrigo de
Issue Date: 7-Aug-2019
Citation: FERREIRA, Izanias de Sousa. Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará. Orientador: Carlos Rodrigo Moraes de Souza. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende analisar a concepção e a prática de professores sobre o desafio de alfabetizar alunos com deficiência em escolas públicas Ribeirinhas do município de Breves, na Ilha do Marajó–Pará. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da história da Educação Especial no Brasil, no município de Breves e as leis e decretos que asseguraram e garantem os direitos das crianças com deficiência. Foram entrevistados 6 (seis) professores da escola Lawton que atende alunos com diferentes deficiências. Os docentes enfrentam desafios diários com esses alunos, uma vez que a maioria das escolas não oferece recursos necessários para desenvolve um trabalho de qualidade, visando o bem-estar do educando. Temos por objetivo também, conhecer como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais, como também conhecer quais ações pedagógicas são executadas para que de fato aconteça a almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na Lei de Diretrizes e Bases (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar.
Abstract: The present work intends to analyze the conception and the practice of teachers on the challenge of teaching students with disabilities in “Countryside” public schools in the municipality of Breves, in the island of Marajó–Pará. In this sense, the work begins by presenting a theoretical approach about the history of Special Education in Brazil, in the municipality of Breves, and the laws and decrees that ensured and guaranteed the rights of children with disabilities. Six (6) teachers from Lawton School were interviewed to attend students with different disabilities. Teachers face daily challenges with these students, since most schools do not provide the necessary resources to develop quality work for the well-being of the learner. We also aim to know how the teaching and learning process of the special students is given, as well as to know which pedagogical actions are performed in order to achieve the desired inclusion. We base this work on the studies of Prado (2001) that explains that the learning of the different students must happen in a way that allows them a significant gain from the educational, affective and sociocultural point of view and in the Law of Guidelines and Bases (1996) that guarantees the access of students with disabilities in the school context.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Special Education
Schools “Countryside”
Inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV

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