Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2638
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA
metadata.dc.creator: LEÃO, Tânia dos Santos Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Eliane Miranda
Issue Date: 17-Jan-2019
Citation: LEÃO, Tânia dos Santos Costa. A educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA. Orientadora: Eliane Miranda Costa. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objeto a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara, com a perspectiva de problematizar e refletir esta modalidade como um possível mecanismo de emancipação social para aqueles sujeitos que foram colocados à margem. Para tanto, busca-se em geral discutir a contribuição da EJA como mecanismo de emancipação social, para os jovens e adultos de Curralinho, alunos dessa modalidade de ensino, principalmente, dos que estudam na escola “Manoel Duarte”. De modo específico pretende-se: verificar se o Estado brasileiro ao longo da história tem tratado a EJA como um direito ou ação compensatória; compreender o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em Curralinho e, também, refletir sobre a importância da EJA para a vida em sociedade de jovens e adultos no Marajó. E por fim, procuramos conhecer, por meio das narrativas orais, as percepções de docentes e discentes sobre a EJA na escola “Manoel Duarte”, elencando sentidos e significados atribuídos por esses agentes a essa modalidade em Curralinho. Em vista de alcançar os objetivos propostos adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos cuja a EJA é a principal referência; pesquisa documental tendo como principal documento a proposta curricular do município. Os dados foram coletados também, por meio de entrevista semiestruturada realizadas com três alunos, três professores uma coordenadora pedagógica os quais, fazem parte do universo da EJA, na escola, lócus da pesquisa. A leitura e interpretação dos dados empíricos à luz da análise de conteúdo possibilitaram constatar que a EJA em Curralinho em parte auxilia jovens e adultos subalternos no ingresso efetivo na sociedade, como cidadãos de direitos, que refletem sobre suas ações, cientes dos deveres e, principalmente, dos direitos que têm. Porém, a falta de compromisso por parte do governo municipal para materializar a EJA enquanto direito, implica de forma negativa no desenvolvimento de muitos desses alunos, e, sobretudo, no desenvolvimento educacional do município. No que corresponde a organização da EJA, na escola lócus da pesquisa, constatamos que não há um planejamento específico. Aliás, essa modalidade se apresenta como um apêndice na escola. Entendemos que a EJA, em Curralinho e na escola lócus, carece de um trabalho integrado e articulado entre gestão municipal e gestão escolar, coordenação pedagógica e professores. Concluímos que a EJA, embora, os problemas enfrentados, têm provocado mudanças na vida dos educandos. Os professores demonstraram que, por meio de seus esforços e conhecimento ajudam os alunos vislumbrarem e lutarem por um futuro diferente da realidade que vivenciam.
Abstract: The present study aims at the Education of Young and Adults in the Marajoara Amazon, with the perspective of problematizing and reflecting this modality as a possible mechanism of social emancipation for those subjects who were placed on the sidelines. Therefore, it is generally sought to discuss the contribution of the EJA as a mechanism for social emancipation, for young people and adults of Curralinho, students of this type of education, especially those who study at the "Manoel Duarte" school. Specifically, it intends to: verify whether the Brazilian State throughout history has treated the EJA as a compensatory right or action; to understand the development of this modality of education in Curralinho and also to reflect on the importance of EJA to the life in society of young people and adults in Marajó. Finally, we sought to know, through oral narratives, the perceptions of teachers and students about the EJA in the school "Manoel Duarte", listing the meanings and meanings attributed by these agents to this modality in Curralinho. In order to reach the proposed objectives, we adopted the following methodological procedures: bibliographic research in books and articles whose EJA is the main reference; documentary research having as main document the curricular proposal of the municipality. The data were also collected through a semistructured interview with three students, three teachers and one pedagogical coordinator, which are part of the EJA universe in the school, the locus of the research. The reading and interpretation of the empirical data in the light of the content analysis made it possible to verify that the EJA in Curralinho in part assists young and junior adults in the effective entry into society, as citizens of rights, who reflect on their actions, aware of the duties and, mainly, of the rights they have. However, the lack of commitment on the part of the municipal government to materialize the EJA as a right implies in a negative way in the development of many of these students, and, above all, in the educational development of the municipality. In what corresponds to the organization of the EJA, in the locus school of the research, we find that there is no specific planning. In fact, this modality appears as an appendix in the school. We understand that the EJA, in Curralinho and the local school, lacks an integrated and articulated work between municipal management and school management, pedagogical coordination and teachers. We conclude that the EJA, although the problems faced, have caused changes in the lives of the students. Teachers have demonstrated that through their efforts and knowledge they help students envision and strive for a future different from the reality they experience.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Keywords: Research
Youth and Adult Education
Social Emancipation
Amazon Marajoara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Tânia Leão.pdf616,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons