Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2636
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire
Other Titles: The teaching articulation in the valorization of the previous knowledge: an approach from the contributions of Piaget, Ausubel and Freire
metadata.dc.creator: GUIMARÃES, Maria do Socorro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Issue Date: 28-Dec-2018
Citation: GUIMARÃES, Maria do Socorro da Silva. A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2636. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso e visa investigar as contribuições de Piaget, Ausubel e Freire na construção do conhecimento advindo da escola, a partir da valorização dos conhecimentos prévios bem articulados pelos docentes. Discuti como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Serão também apontadas algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino construtivista, analisando alguns contrapontos estabelecidos durante a pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental no município de São Francisco do Pará. Optou-se pela abordagem qualitativa e tem como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destaca-se: que os professores precisam articular melhor tais conhecimentos em seus planejamentos para uma aprendizagem significativa dos alunos, apesar de saberem de sua importância.
Abstract: The present research is a work of conclusion of course and aims to investigate the contributions of Piaget, Ausubel and Freire in the construction of the knowledge coming from the school, based on the valuation of the previous knowledge well articulated by the teachers. I discussed how this construction takes place in the view of these authors and what the role of the teacher in this process is. Some differences between traditional teaching and constructivist teaching will also be pointed out; analyzing some counterpoints established during the research in a primary school in the city of São Francisco do Pará. The qualitative approach was chosen and has as instrument of data collection the semi structured interview. As a result, we highlight: teachers need to better articulate such knowledge in their planning for a meaningful learning of students, despite knowing of your importance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental
Teaching
Learning
Elementary School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ArticulacaoDocenteValorizacao.pdf682,19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons