Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2635
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: PNAIC : um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica
metadata.dc.creator: GOMES, Edicleia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Solange Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5324-0628
Issue Date: 3-Oct-2017
Citation: GOMES, Edicleia Rodrigues. PNAIC : um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica. Orientadora: Solange Pereira da Silva .2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2017. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou descrever os parâmetros metodológicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atividades didáticas para se trabalhar com alunos do 4º ano na escola de ensino fundamental Santa Mônica, no município de Breves-Pá. Dando ênfase na evidencia das pesquisas feitas quanto ao aproveitamento de aprendizado desses alunos, como também mostrar quais as atividades usadas durante este processo e qual a importância do PNAIC na capacitação dos professores e para o desenvolvimento de atividades que visam à alfabetização e letramento dos alunos. Para concretização desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), além dos relatos dos professores, objeto desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades didáticas analisadas são relevantes porque destacam categorias centrais na discussão deste tema.
Abstract: The present study was aimed at describing the methodological parameters of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and didactic activities to work with 4th grade students at the Santa Mônica elementary school in the municipality of Breves-Pá. Emphasis is placed on the evidence of the research done regarding the learning achievement of these students, as well as showing the activities used during this process and the importance of the PNAIC in the training of teachers and the development of activities aimed at literacy and literacy of students. To achieve this, a bibliographical and field research was carried out. In order to base the discussions of this research, we use the propositions of Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), besides the teachers' reports, object of this research. The research results point out that the didactic activities analyzed are relevant because they highlight central categories in the discussion of this theme.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Keywords: Methodological Parameters
Research
Didactic Activities
Leveraging Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Edicleia Gomes.pdf947,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons