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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Recreio escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres
Other Titles: School recess: conceptions and experiences of students of Elementary School I, at Nazaré Gomes Torres Municipal School
metadata.dc.creator: SILVA, Vânia Maria Brito da
metadata.dc.contributor.advisor1: BANDEIRA, Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
Issue Date: 10-Jan-2019
Citation: SILVA, Vânia Maria Brito da. Recreio escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2633. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Desenvolveu-se este trabalho com o título “Recreio Escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres”, por ser um tema instigante e pouco visibilizado nas pesquisas educacionais, pois os alunos não dispõem na escola citada de um momento de lazer no recreio. Em decorrência disso, esse momento do recreio torna-se um problema, pois os alunos ao invés de brincarem normalmente, são levados a correr, gritar, pular e até brigar nesse horário, sem que haja um direcionamento pedagógico orientado pelos gestores, técnicos e nem professores que altere a visão do recreio com agressividade, irritação, correria, desrespeito e conflito. Tem-se como objetivo geral: analisar o recreio escolar na escola Municipal Maria de Nazaré Gomes Torres, as concepções dos alunos e suas formas de viver este momento do processo pedagógico escolar. E específicos: discutir noções teórico - conceituais sobre o recreio escolar; identificar como algumas prescrições legais da educação demarcam a importância do recreio escolar; e finalmente compreender as percepções de alguns sujeitos inseridos no processo educativo-escolar sobre o recreio. Justifica-se o trabalho uma vez que, as pesquisas com o assunto são escassas, não existe um trabalho de análise pedagógica para o momento do recreio em si, nem direcionada pela SEMED, nem Escola, e também não se encontra contemplado no Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, e nem no PPP da escola pesquisada. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. É bibliográfica e de campo. Trabalhou-se com os autores: Andrade (2018), Bardin (2011), Bichara (2006), Ferreira (2018), Ferreiro (1985), Kishimoto (2010), Lins, (2018), Oliveira (2006), Rocha (2018), Rosa (2014), Saviane (2018), Severino (2007), Souza (2009), Souza (2013), e Wurdig (2018). Os resultados da pesquisa apontam que em relação as concepções e vivencias da escola no recreio, os documentos como o Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, assim como a LDBN não fazem referência direta ao contexto do recreio escolar em seus textos, apenas dão indicativos da natureza e espaços do mesmo no ambiente escolar, e tão pouco o PPP da escola. Portanto, conclui-se que é necessário que tanto as instituições como os sujeitos escolares busquem refletir e estudar o assunto para que possam propor um momento de recreio como parte importante das relações de aprendizagens vivenciadas na escola.
Abstract: This work was developed with the title "School Recreation: conceptions and forms of experiences of Elementary School I students, in the Nazaré Gomes Torres Municipal School", because it is an instigating and not very visible topic in educational research, since students do not have mentioned school of a moment of leisure in the playground. As a result, this moment of recreation becomes a problem, because students instead of playing normally, are led to run, shout, jump and even fight at that time, without there being a pedagogical direction guided by the managers, technicians and teachers who alter the vision of the playground with aggression, irritation, running, disrespect and conflict. The general objective is to analyze the school playground at the Municipal School Maria de Nazaré Gomes Torres, the students' conceptions and their ways of living this moment of the school pedagogical process. And specific: discuss theoretical - conceptual notions about school play; to identify how some legal prescriptions of education demarcate the importance of school play; and finally to understand the perceptions of some subjects inserted in the educational-school process about the recreation. The work is justified since the researches with the subject are scarce, there is no work of pedagogical intervention for the moment of recess, neither directed by the SEMED, nor School, nor is it contemplated in the Rules of the Municipal Schools of Castanhal, and neither in the PPP of the researched school. The research has a qualitative approach. It is bibliographical and field. We have worked with the authors: Andrade (2018), Bardin (2011), Bichara (2006), Ferreira (2018), Ferreiro (1985), Kishimoto (2010), Lins, (2018), Oliveira 2018), Rosa (2014), Saviane (2018), Severino (2007), Souza (2009), Souza (2013), and Wurdig (2018). The results of the research indicate that in relation to the conceptions and experiences of the school in the playground, documents such as the Municipal School Rules of Castanhal, as well as the LDBN do not make direct reference to the context of the school playground in their texts, only give indications of the nature and spaces of the same in the school environment, and so little the PPP of the school. Therefore, it is concluded that it is necessary that both institutions and school subjects seek to reflect and study the subject so that they can propose a moment of recreation as an important part of the learning relationships experienced in the school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação infantil
Escolas municipais
Child education
Municipal schools
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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