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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques
metadata.dc.creator: ANDRE, Monique Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDES, Sandra Karina Barbosa
Issue Date: 8-Oct-2019
Citation: ANDRE, Monique Lima. Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques. Orientadora: Sandra Karina Mendes. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2625. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como tema gravidez e escolarização‘. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a gravidez na adolescência no âmbito escolar reflete na escolarização de estudantes no município de Acará. E como objetivos específicos discutir o percentual de estudantes que engravidam durante a escolarização no município de Acará no período de 2015 a 2017; identificar percentual de alunas que abandonam a escola no período da gravidez ou após o parto; verificar as dificuldades que as alunas enfrentam para a permanência nos estudos; averiguar o tipo de apoio elas receberam para dar continuidade aos seus estudos; indagar as expectativas que essas adolescentes têm quanto ao seu futuro como estudante e pesquisar o tipo de orientação sexual que as alunas recebem na escola. A pesquisa tem como abordagem a qualitativa, e segue um caminho de estudo de campo e estudo de caso, realizamos a entrevista semiestruturada como meio para a coleta de dados. A pesquisa está embasada teoricamente sobre nas contribuições de Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018) e Denise Rohs e Maria Schwengber (2013). De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a escola lócus da pesquisa não possui orientação sexual sistematizada envolvendo toda a comunidade escolar e nem qualquer tipo de projeto que atenda as necessidades dessas adolescentes grávidas, e que a escola não possui suporte que auxiliem essas alunas, causando assim um número elevado de evasão. Foi possível perceber que muitas adolescentes engravidam no processo de escolarização, na faixa etária de 15 a 19 anos ao qual se destacou nos anos de 2015(35%), 2016(32%) e 2017(32%). O percentual das alunas grávidas que desistiram nos anos de 2018(59%). A evasão dessas alunas na escola Pinto Marques não para de evoluir e acaba trazendo pontos negativos tanto para as adolescentes quanto para a própria escola. Essas alunas enfrentam muitas dificuldades desde o inicio da gravidez ao pós-parto, talvez por falta de apoio tanto da família quanto da escola. Sabe-se que é um grande desafio, tanto para a família quanto para a escola, mas é indispensável se pensar em uma instituição sem o trabalho dos temas transversais, tal como a sexualidade, que faz parte da particularidade de cada indivíduo.
Abstract: The work has as its theme Pregnancy and schooling. The research has as its general objective, Understand how teenage pregnancy in the school environment reflects the schooling of students in the municipality of Acará. And as specific objectives to discuss the percentage of students who get pregnant during schooling in the municipality of Acará from 2015 to 2017; identify percentage of students who leave school during pregnancy or after childbirth; to verify the difficulties that students face to stay in school; find out the type of support they received to continue their studies; inquire about the expectations that these adolescents have for their future as students and research the type of sexual orientation students receive at school. The research has a qualitative approach, and follows a path of field study and approaching the case study, the semi-structured interview was conducted. The research is theoretically based on the contributions of The research is theoretically based on the contributions of Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018), Denise Rohs; Maria Schwengber (2013). According to the research, it was possible to realize that the school locus of the research does not have systematized sexual orientation involving the whole school community nor any project that meets the needs of these pregnant adolescents, and that the school has no support to help these students. thus causing a high number of evasion. It was possible to notice that many adolescents become pregnant in the schooling process, in the age group of 15-19 years, which stood out in 2015 (35%), 2016 (32%) and 2017 (32%). The percentage of pregnant students who dropped out in 2018 (59%). The dropout of these students at Pinto Marques school does not stop evolving and ends up bringing negative points for both the adolescents and the school itself. These students face many difficulties from early pregnancy to postpartum, perhaps because of lack of support from both family and school. It is known to be a great challenge for both family and school, but it is indispensable to think of an institution without the work of cross-cutting themes, such as sexuality, which is part of each individual's particularity.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Adolescência
Sexualidade
Gravidez
Orientação sexual
Educação sexual
Adolescence
Sexuality
Pregnancy
Sexual orientation
Sex Education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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