Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2620
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará
Other Titles: Pedagogical coordination and teacher education in a public school in Santa Maria do Pará
metadata.dc.creator: ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor1: BANDEIRA, Dina Carla da Costa
Issue Date: 9-Oct-2018
Citation: ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do. A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2620. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.
Abstract: This paper presents the results of a research entitled “Pedagogical coordination and teacher training in a public school in the municipality of Santa Maria do Pará”. For that, it was proposed as a general objective: To analyze the role of the Pedagogical School Coordinator and its contribution to the quality of the work of teachers through the dimension of continuing education in service. And as specific objectives: To identify what has been the work of pedagogical coordination through the dimension of continuing education with teachers; Check what teachers think about the work of the pedagogical coordinator and the importance of in-service training; and to analyze whether the continuing education of teachers in the Santa Maria do Pará teaching network was expanded and if this was related to the work of the pedagogical coordinator. As methodological procedures were given in a qualitative way, of the descriptive type, with the technique of data collection where the semi-structured interview was used, with 01 pedagogical coordinator and 02 teachers. The authors Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta ), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), among others, were essential to know the identity construction of this professional. It is concluded that the coordinator needs to have an initial and continuous training so that he can develop with determination his attributions within the school, being the main of them the in-service training of the teachers, as well as the relevance of the participatory planning as a way to construct a reflective praxis , since the school will only succeed if there is integration of all, in a movement to rescue the identity of the pedagogical coordinator to perform quality work in school institutions.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Supervisão escolar
Professores - Formação
Escolas municipais
Santa Maria do Pará (PA)
School supervision
Teachers, Training of
Municipal schools
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CoordenacaoPedagogicaFormacao.pdf523,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons