Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2619
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Memórias entrelaçadas e histórias de docência no ensino multisseriado em Inhangapi (PA)
Other Titles: Intertwined memories and teaching stories in multi-series teaching in Inhangapi (PA)
metadata.dc.creator: CARMO, Maria de Fátima Ferreira do
metadata.dc.contributor.advisor1: BANDEIRA, Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
Issue Date: 20-Oct-2018
Citation: CARMO, Maria de Fátima Ferreira do. Memórias entrelaçadas e histórias de docência no ensino multisseriado em Inhangapi (PA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2619. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho parte de inquietações e experiências em mais de trinta anos de atuação como docente em classes multisseriadas no município de Inhangapi-PA. Tem como problema: o que dizem os relatos de professores sobre suas memórias de experiências docentes em turmas multisseriadas no município de Inhangapi/PA? O objetivo geral é analisar os relatos de professores sobre suas memórias de experiências docentes em turmas multisseriadas no município de Inhangapi/PA. Os objetivos específicos são: apresentar noções teórico-conceituais fundamentais para envolver o tema em discussão; discutir as condições históricas sobre o ensino multisseriado na Amazônia e analisar os relatos das memórias de experiências docentes de professores de classes multisseriadas no município de Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Hage (2005, 2006, 2014), Almeida (2018), Bosi (1994), Escudeiro (2014), Freire (1996), Kramer (2010), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram dois professores da rede pública de enino e de classes multisseriadas. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o relato das memórias docentes nos permite compreender o processo de ensino e aprendizagem mediante o contexto apresentado, fazendo uma analogia com os dias atuais e assim se apoderando desse processo de maneira sistemática.
Abstract: The present work is based on concerns and experiences in more than thirty years of acting as a teacher in multi-serials classes in the municipality of Inhangapi-PA. It has a problem: what do the teachers' reports say about their memories of teaching experiences in multi-series classes in the municipality of Inhangapi / PA? The general objective is to analyze the teachers' reports about their memories of teaching experiences in multi-series classes in the municipality of Inhangapi / PA. The specific objectives are: to present fundamental theoretical-conceptual notions to involve the topic under discussion; to discuss the historical conditions of multi-seriado teaching in the Amazon and to analyze the reports of the memories of teaching experiences of teachers of multi-serials classes in the municipality of Inhangapi / PA. Methodological basis was sought in the qualitative research and the methodological instrument chosen for the accomplishment of the field work was the on-site observation through a proposed questionnaire, which was analyzed from the dialogue with some theorists as: Hage (2005, 2006, 2014) , Almeida (2018), Bosi (1994), Escudeiro (2014), Freire (1996), Kramer (2010), among others. The subjects involved were two teachers of the public enno and multi-series classes. In view of the obtained results, we can see that the report of the teaching memories allows us to understand the teaching and learning process through the presented context, making an analogy with the present days and thus taking over this process in a systematic way.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Prática de ensino - História
Inhangapi (PA)
Student teaching - History
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MemoriasEntrelacadasHistorias.pdf679,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons